ler o mundo

O carro-chefe do nosso projeto é o curso Experiência Ler o Mundo. Escrevemos este texto com o objetivo de mostrar para as pessoas o nosso propósito. Você já deu uma olhada na nossa plataforma?

O mundo em que vivemos

Para começar a pensar sobre isso, vamos refletir sobre o momento em que vivemos e os desafios que os dias de hoje nos colocam, como pais e educadores.

Na área de educação, o principal tema de discussão ainda é como preparar as novas gerações para os desafios do século XXI.

O mundo está mudando muito rápido, mais do que acontecia antigamente, devido às novas tecnologias. O acesso à informação e a aprendizagem se configuram de uma outra maneira.

Assim, muda também a forma de olharmos para o conteúdo. O que antes era transmitido na sala de aula agora pode ser acessado facilmente na Internet. Então, surgem outras questões: como buscar conteúdo e respostas na Internet? Como saber o que é bom ou o que é melhor? É preciso aprender a pesquisar e a selecionar informação.

Muda também o jeito como nos relacionamos. Usamos a tecnologia para a comunicação, as redes sociais, e muitas crianças e adolescentes navegam pelo mundo virtual sem nenhum tipo de orientação e reflexão sobre a natureza e a qualidade do conteúdo. Como ajudá-los? Qual é o papel de quem educa? A criança precisa aprender a se relacionar com as pessoas e com o mundo. Precisa aprender a pensar sobre o mundo, refletir sobre as situações de vida e situações-problema, que estão cada vez mais complexas.

A aprendizagem hoje

Dessa forma, o aprendizado muda como um todo. A criança de hoje, diferentemente de outras gerações, nasce inserida nesse novo mundo tecnológico. É preciso ter fôlego e disposição para entender o que está acontecendo, participar desse mundo e refletir sobre as constantes mudanças. Não é preciso ter medo da tecnologia, ela traz muitas vantagens e faz parte da nossa vida.

A alfabetização, nesse contexto, muda muito também. A criança precisa e quer ler o mundo à sua volta. E, para isso, usa diversas linguagens.

A criança precisa entender de onde vem e para que servem os textos, tanto os orais, as imagens quanto os escritos. Precisa descobrir seu interesse, saber o que a encanta. Precisa olhar para um monte de estímulos e informações e escolher o que quer naquele momento. Muitas vezes ela precisa saber ser bem rápida, mas, mais importante do que isso: ela precisa saber parar, respirar, deixar o tempo passar, se encontrar com a natureza, ler por prazer, brincar, se entediar.

Nossa proposta

Nossa proposta está muito longe de ser uma aceleração do processo de aquisição da leitura e da escrita. Entendendo o contexto atual, queremos fazer do processo de alfabetização algo maior, que envolve o contato a diversidade de textos que existem no mundo e com a diferentes linguagens que são usadas para lê-los.

Enfim, para nós, alfabetizar-se é conhecer e compreender os múltiplos textos e linguagens que existem no mundo e saber para que servem, poder usá-los e interpretá-los à sua maneira.

Isso é ler o mundo.

Venha conhecer o curso Experiência Ler o Mundo, nosso carro chefe!

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as mais de 40 histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

Publicado por:Bruna Cardoso e Paula Strano

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

5 comentários sobre “Afinal, o que é ler o mundo?

  1. Que surpresa agradável! Estava navegando no facebook e me deparei com o título do blog que despertou minha curiosidade e interesse pelo simples fato de ter alfabetizado por 34 anos. Ao entrar vejo que as autoras são duas amigas queridas com quem trabalhei há, mais ou menos, 12 anos. Duas profissionais extremamente competentes! Que dupla maravilhosa! Desejo muito sucesso nessa jornada.

    1. Que delícia ouvir isso de você, Ilze! Você me formou (Bruna), inspirada em você que eu vi os meus primeiros alunos sendo alfabetizados. Obrigada pelo carinho!

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!