Resenha para crianças

A árvore no quintal - olhando pela janela de Anne Frank

Vamos conhecer o livro A árvore no quintal – olhando pela janela de Anne Frank?

Infelizmente, nem tudo o que acontece ao nosso redor é bom. As pessoas são capazes de coisas horríveis, como as guerras. E todo mundo que vive no lugar da guerra sofre, inclusive as crianças.

Há muitos anos, uma menina chamada Anne Frank viveu durante uma guerra. Ela e sua família se esconderam num lugar em que tinha uma linda árvore, onde Anne escrevia seu diário. Esse diário foi publicado e ficou muito conhecido, pois mostra as impressões de uma menina sobre um período tão ruim de sua vida.

Neste livro, podemos acompanhar duas trajetórias que se unem na mesma história: a da família de Anne Frank e a da árvore, que viveu muitos e muitos anos naquele quintal.

Mais sobre a leitura de A árvore no quintal – olhando pela janela de Anne Frank

Muita gente questiona o quanto devemos aproximar as crianças de assuntos relacionados à intolerância e à violência, como as guerras. Acho que não existe regra sobre isso, mas bom senso e a percepção dos adultos a respeito da criança, levando em consideração a maturidade, a personalidade, o emocional e o momento de vida. A leitura de hoje foi bacana. A literatura é capaz de trazer certa leveza aos assuntos difíceis e tristes. A gente conversou bastante, a Helena fez várias perguntas ao longo da leitura, queria saber o motivo da guerra, por exemplo. Eu chorei, como choro todas as vezes em que leio este livro.


O livro “A árvore no quintal – Olhando pela janela de Anne Frank”, de Jeff Gottesfeld, ilustrações de Peter McCarty, editora @galerarecord, enlaça história de Anne Frank à do castanheiro-da-índia que ficava na frente do anexo da fábrica onde a família se escondeu durante o holocausto. Lá a menina escreveu o famoso diário. 

Explore a tag #lomsobrememórias e encontre mais livros como este!

Clique na imagem abaixo e compre o livro na Amazon direto pelo nosso link!

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as mais de 40 histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

Publicado por:brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!