Como você lê o mundo? Essa é uma reflexão que vale para todos, né? Por aqui acreditamos que ler o mundo é muito mais que decifrar palavras! É expandir a dimensão do olhar, questionar, refletir, entender e se apropriar de palavras, textos, histórias, conceitos, fenômenos naturais, sociais e tudo mais que há por aqui, por aí e em qualquer quintal.

Na plataforma Ler o Mundo há diversas reflexões, dicas e histórias para mães, pais, avós, professores e todos aqueles que querem ajudar as crianças com essa leitura de mundo. Para comemorar a parceria entre o #LerOMundo e o #ConversaDeQuintal, nós te convidamos para participar do #ConscursoCulturalLerOMundo e conhecer um pouco mais do trabalho das educadoras que fazem o @conversadequintal e o @ler_o_mundo através da plataforma Ler o Mundo.

Queremos conhecer como vocês estão “lendo o mundo” por aí. Mostre algum registro, postando uma foto em seu perfil do Instagram que ilustre essa leitura de mundo (pode ser um momento de jogo, história, culinária e muito mais!) e use a tag #ConcursoCulturalLerOMundo.

Além disso, você precisa:

– curtir a foto oficial do concurso no perfil @conversadequintal;
– seguir @conversadequintal e @ler_o_mundo no instagram;
– convidar um amigo para participar do concurso, marcando-o nos comentários do post oficial do concurso;
– deixar o perfil aberto durante o período em que durar o concurso (24/01 até 15/02) para que todos os participantes possam acompanhar as postagens;
– autorizar a repostagem e direito de imagem para fins de divulgação da foto pelo @conversadequintal e pelo @ler_o_mundo, caso vença o concurso;
– obs: Um mesmo perfil pode participar quantas vezes quiser.
Sobre a premiação do concurso:
– A postagem vencedora será anunciada no dia 15/02 – 5ª feira, à noite, no perfil @conversadequintal e repostada pelo @ler_o_mundo.
– A escolha será feita pelas responsáveis pelos perfis organizadores e seguirão os seguintes critérios: adequação ao tema, originalidade, criatividade e qualidade da foto.
– Os prêmios serão:
1. Um acesso à plataforma Ler o Mundo, que dará direito ao curso completo.
2. Um livro “Três Navios”, de Paula Strano, ilustrações de Mariana Valente, da Editora Leitura e Arte.
3. Uma consultoria/assessoria em literatura infantil, com duração de até 2 horas – para pais, mães ou educadores – com as pedagogas responsáveis pelo Conversa de Quintal (se o vencedor não for da cidade de Campinas, a consultoria poderá ser realizada online, via skype ou outra mídia, a combinar).
– O vencedor, se quiser, pode oferecer o prêmio, ou parte dele, para outra pessoa.
Publicado por:Bruna Cardoso e Paula Strano

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!