Resenha para crianças

Vamos conhecer o livro Preta parda e pintada?

Pessoas são pessoas, não importa onde nascem, como vivem e o que fazem. Pessoas têm problemas e comportamentos parecidos, mas suas histórias podem ser bem diferentes! Este livro traz contos indígenas brasileiros, que mostram histórias criadas por pessoas que viviam no interior do Brasil há muito anos, para mostrar seus problemas, suas crenças, suas relações com a natureza e os animais.

Mais sobre a leitura do livro Preta parda e pintada

Gosto muito de mitos e lendas indígenas e o livro de hoje me surpreendeu positivamente pelo contexto (são recontos inspirados na tradição oral dos índios Bororo, que trazem a importância do uso da esperteza para combater a força) e pelo texto de Helena Gomes, gostoso de ler, que segura o leitor, traz emoção! As ilustrações de Luciano Tasso também são especiais, lindíssimas!

“Preta parda e pintada”, traz nove recontos, hoje lemos dois: “As pintas do lagarto” e “O monstro sucuri”. São histórias recolhidas por pesquisadores que conviveram com os índios bororo: “São contos que revelam alguns de seus costumes e, principalmente, provam que os seres humanos, apesar de diferentes entre si, enfrentam os mesmos dilemas independentemente de sua raça e cultura, ou da época em que vivem”. 

Visite a tag #lompovosindígenas e conheça outros livros!

clique na imagem abaixo e compre o livro na Amazon, direto do nosso link!

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as várias histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

Publicado por:Ler o Mundo

Ler o Mundo é projeto que, por meio de diferentes ações, busca explorar as linguagens que estão presentes nas inúmeras maneiras de ler o mundo. O conteúdo da Plataforma Ler o Mundo, por exemplo, é para professores e famílias que querem formar leitores e educar para o futuro. Formamos educadores para as demandas do mundo atual. Somos uma comunidade que acredita que é possível educar de maneira diferente, tendo como pano de fundo, sempre, a leitura de mundo.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!