Resenha para crianças

Vamos conhecer o livro-imagem O leão e o camundongo?

O leão captura o pequeno camundongo, mas decide não comê-lo. Tempos depois, o bichinho tem a oportunidade de retribuir o gesto de bondade do rei da floresta.

Esta é uma fábula bastante conhecida, que é contada há centenas de anos pelo mundo e, aqui, aparece em forma de lindas ilustrações.

Mais sobre a leitura do livro-imagem O leão e o camundongo

“Eu acho livro-imagem legal porque eu posso inventar a história!”, foi o que a Helena me disse!

Gosto muito deste tipo de livro porque, além de cada um poder inventar a sua versão, as crianças podem perceber que as imagens, sem palavras, são capazes de construir uma narrativa. Geralmente as crianças pedem para contar a história, mas a leitura silenciosa, interna, é também muito bem-vinda! E, no final, a história que se constrói por cada um acaba sendo uma mistura do texto das imagens com a imaginação, olha que baita exercício de criatividade!!

Outra coisa bacana que aconteceu foi que a história deste livro é uma adaptação da fábula de Esopo “O leão e o camundongo” e a Helena, no final, se lembrou que já conhecia de uma outra leitura! Ver as crianças encontrando a intertextualidade é lindo!

O livro é do aclamado e premiado ilustrador Jerry Pinkney e editado pela WMF

O leão e o camundongo, de Jerry Pinkney, Editora Martins Fontes

Para conhecer mais livros como este esplore a tag #lomlivroimagem

Clique na imagem abaixo se quiser comprar o livro:

Na Plataforma Ler o Mundo temos várias histórias gratuitas em áudio e texto!

Publicado por:Ler o Mundo

Ler o Mundo é projeto que, por meio de diferentes ações, busca explorar as linguagens que estão presentes nas inúmeras maneiras de ler o mundo. O conteúdo da Plataforma Ler o Mundo, por exemplo, é para professores e famílias que querem formar leitores e educar para o futuro. Formamos educadores para as demandas do mundo atual. Somos uma comunidade que acredita que é possível educar de maneira diferente, tendo como pano de fundo, sempre, a leitura de mundo.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!