Resenha para crianças

Vamos conhecer o livro As serpentes que roubaram a noite e outros mitos, de Daniel Munduruku?

Resultado de imagem para serpentes que roubaram a noite

Neste livro, ele começa dizendo algo que eu gostaria que você soubesse antes de ler: “é preciso ler e ouvir os mitos não com os ouvidos que ficam na cabeça, pois eles costumam nos enganar, mas com os ouvidos que existem lá no fundo do coração – o ouvido da memória.”

Mais sobre a leitura

Ontem falei de uma lenda indígena que trouxe mais um sentido para Helena na hora de refletir sobre o surgimento das estrelas. O livro de hoje continua nessa linha de reflexão.

Em “As serpentes que roubaram a noite e outros mitos”, Daniel Munduruku propõe aos pequenos leitores exatamente essa mudança de olhar e traz isso como um segredo:

“Mas existe uma maneira de compreender os mitos, um segredo que eu gostaria de partilhar com vocês: é preciso ler e ouvir os mitos não com ouvidos que ficam na cabeça, pois eles costumam nos enganar, mas com os ouvidos que existem lá no fundo do coração – o ouvido da Memória. O conhecimento que cai nesse ouvido adormece, fica lá escondidinho, e depois, quando a gente menos espera, ele surge de novo. A gente nunca mais esquece o que ouve com o coração. Por isso, quem quiser aprender mais coisas sobre o meu povo tem que ler essas histórias com o coração.”

Sim, precisamos ler os mitos e lendas com o coração. Eles contam histórias, eles mantêm vivos diferentes povos e as suas tradições.
“Enquanto tivermos coragem de reviver todas as histórias pelas quais passamos e palas quais passaram nossos antepassados, estaremos dando sentido ao nosso existir e reconheceremos que viver vale a pena.”

Além de tudo, o livro é ilustrado pelas crianças Munduruku da aldeia Katõ e editado pela @peiropolis. O livro faz parte da coleção memórias ancestrais, coordenada por Daniel Munduruku, que traz histórias de diferentes povos indígenas brasileiros. 

As serpentes que roubaram a noite e outros mitos, de Daniel Munduruku, ilustrado pelas crianças da aldeia Katô, Editora Petrópolis

Explore a tag #lompovosindígenas e conheça mais livros como este

clique na imagem abaixo para comprar o livro:

Na Plataforma Ler o Mundo temos várias histórias gratuitas em áudio e texto.

Publicado por:Ler o Mundo

Ler o Mundo é projeto que, por meio de diferentes ações, busca explorar as linguagens que estão presentes nas inúmeras maneiras de ler o mundo. O conteúdo da Plataforma Ler o Mundo, por exemplo, é para professores e famílias que querem formar leitores e educar para o futuro. Formamos educadores para as demandas do mundo atual. Somos uma comunidade que acredita que é possível educar de maneira diferente, tendo como pano de fundo, sempre, a leitura de mundo.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!