Você imagina qual é a relação que existe entre culinária e alfabetização?

  • culinária e alfabetização
  • culinária e alfabetização
  • culinária e alfabetização
  • educação infantil
  • educação infantil
  • culinária e alfabetização
  • culinária e alfabetização
  • culinária e alfabetização

Para cozinhar nós lemos e escrevemos receitas! Ter contato com textos escritos desde cedo é super importante e, para nós, ISSO FAZ PARTE DA ALFABETIZAÇÃO!

No curso Experiência Ler o Mundo a gente explica direitinho como isso funciona! Mas, já adiantamos: é possível explorar o gênero textual receita de muitas maneiras interessantes, que geram alto impacto na aprendizagem!

Além de tudo, cozinhar em família envolve muito afeto! São lembranças que as crianças irão carregar para a vida toda! Veja no vídeo abaixo como foi o dia em que a Ceci e a Lelê fizeram pão com a vovó Suca!

Receita do pão:

Vamos lá?

1-) Colocar em uma 🥣 tigela: 
4 xícaras de farinha (pode ser integral)
1 colher 🥄 de sal
1 colher 🥄 de açúcar
2 saquinhos de fermento para pão
½ xícara de azeite

2-) Mexer

3-) Acrescentar 4 🥛copos de água morna e mexer

4-) Ir colocando farinha até dar o ponto

5-) Deixar ⏰ crescer

6-) Modelar os pães 🥖🍞 e assar (180 graus)

Abordamos o assunto culinária e alfabetização neste outro vídeo também:

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as mais de 40 histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

Publicado por:Bruna Cardoso e Paula Strano

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!