Recentemente eu a e Carol Braga, idealizadora do Conversa de Quintal , realizamos uma série de lives (transmissões ao vivo) no Instagram sobre o papel da escola e da família na formação de leitores.

Nossa fala foi guiada pelo livro: “Ler antes de saber ler – oito mitos escolares sobre a leitura literária”, Ana Carolina Carvalho e Josca Ailine Baroukh da Editora Panda Educação, que, apesar de tratar de questões escolares, traz reflexões importantes para qualquer adulto que participa da formação de uma criança como leitora.

 (clique na imagem para comprar o livro)

Nossas conversas tomaram vários caminhos interessantes, decidimos aprofundar algumas discussões em posts temáticos e até fizemos uma entrevista. Para organizar todo o conteúdo trazido nas reflexões, farei aqui uma espécie de portfólio dos frutos dessa troca tão bacana!

Espero que aproveitem e, se quiserem, continuem a conversa aqui nos comentários!

[Live 1 – parte 1]

[Live 1 – parte 2]

  • Contar e ler histórias, as diferentes aproximações da literatura.

[Live 1 – parte 3]

  • Leitura para crianças de zero a três anos e a importância da leitura compartilhada sempre, com a participação de Rosana Ricci, parceira do Conversa de Quintal – Post da Rosana Ricci sobre o assunto.

[Live 1 – parte 4]

[Live 2 – parte 1]

  • Sobre o desgaste dos livros e o medo de deixar as crianças manipularem.

[Live 2 – parte 2]

[Live 2 – parte 3]

[Live 2 – parte 4]

  • Respondendo às perguntas: melhora de acervos, livros para bebês, leitura para a segunda infância e a cobrança escolar, a (não)classificação de livros por idade.

[Live 3 – parte 1]

  • É preciso ler livros fáceis para crianças pequenas?
  • É preciso categorizar os livros por faixa-etária?

[Live 3 – parte 2]

  • Estudo de caso de uma leitura em capítulos para crianças de 4 anos.

[Live 3 – parte 3]

  • Construção de sentido: é preciso parar a leitura para ficar explicando o que achamos que é difícil? E mudar o texto para ficar mais fácil?

[Live 3 – parte 4]

  • Os estereótipos nas ilustrações e nas imagens que são trazidas para as crianças de maneira geral.
  • O tipo de relação que as ilustrações  podem ter com o texto.

[Live 3 – parte 5]

[Live 3 – parte 6]

Na Live 4, tivemos o prazer de contar com a presença de Ana Paula Leme, assessora literária. O tema tratado foi: será que é preciso poupar as crianças dos horrores do mundo? Carol e Ana Paula conversaram sobre os livros sobre “temas difíceis” e a live está disponível no nosso canal no Youtube.

A Carol também fez um post bacana sobre o assunto!

Todo este conteúdo foi produzido com muito carinho e atenção, esperamos que gostem!

Dica: Você pode participar mais ativamente da formação do seu filho como leitor! Clique aqui e saiba como!

 

Posted by:brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s