Comecei recentemente a estudar e pesquisar sobre livros informativos por conta de um módulo na plataforma Ler o Mundo e resolvi fazer um vídeo compartilhando um pouco as minhas reflexões. Acabei entrando no universo dos livros não ficcionais e é sobre isso que vou falar!

O vídeo acabou ficando enorme, fiz uma primeira parte teórica falando de leitura estética, leitura eferente e dos sentidos da leitura e uma segunda parte indicando e analisando alguns livros interessantes nesta perspectiva.

Sandra Medrano, no artigo “Livro ilustrado não ficcional”, publicado na Revista Emília, traz um ponto importante na maneira de se compreender a leitura: “o sentido não está só no texto ou só no leitor, mas na relação entre ambos, numa contribuição contínua para a construção de significados. Assim, não é o texto em si que define como pode ser lido, mas é na relação entre as intenções e conhecimentos do leitor e o conteúdo do texto que se dá a leitura, a transação”.

Vamos pensar juntos sobre isso? Como pode acontecer a busca por informações nos tempos atuais? E no futuro? Será que a Wikipédia vai substituir a pesquisa nos livros? Como entram na discussão os livros não ficcionais? Como será que acontece essa leitura transacional? O que significa formar leitores neste contexto?


A partir de agora começarei a apresentar os livros que usei para exemplificar o assunto, só que os vídeos não falam só sobre o livro, mas articulam o conteúdo da obra com o tema que está em pauta: a informação junto com a literatura!

Acho que esta é uma reflexão importante e necessária, então compartilhem e participem! Opiniões e sugestões são bem-vindas!


Créditos do livro:
Das crianças Ikpeng para o mundo – Marangmotxíngmo mirang
Um dia na aldeia Ikpeng
Adaptação e ilustrações Rita Carelli – Sesi SP Editora

nacc83o-ficionais-vicc81deo-2


“Este livro vai falar sobre os sentidos, mas de uma maneira super bonita, sem aquela coisa de: mostra uma maçã, maçã vermelha (…) traz o assunto de um jeito muito mais inteligente. Você estimula a criança a usar a capacidade dela de fazer inferência, de antecipação e isso é muito importante de se fazer com a criança desde muito pequena (…) E essa leitura mais aprofundada, mais crítica, ela precisa ser trabalhada, faz parte da formação do leitor!”
.
“É um livro super sensível, sem aquela coisa de ficar mostrando a figura e a cor, sem ficar falando isso pra criança, até porque a criança não precisa disso para aprender as cores, certo? Ela precisa apurar o olhar dela, ser curiosa com relação a isso, comparar as cores das coisas, o tons e sentir a importância disso na vida dela… e este livro traz isso de uma maneira muito mais inteligente.”
.
Créditos dos livros:
Féria com sorvete
Autor: Peter Sís
@companhiadasletrinhas

Quando eu nasci
Autores: Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso
@editoratordesilhas

Este último vídeo traz indicações que são a cereja do bolo!!

Créditos dos livros:
Pequeno manual de peixes e outras maravilhas aquáticas
Autora: Beatriz Chachamovits
@companhiadasletrinhas
Antes e depois – um dia decisivo na vida de grandes brasileiros, quando pequenos
Autor: Flavio de Souza
Ilustrador: Daniel Almeida
@companhiadasletrinhas

Para complementar a reflexão, convidei nosso parceiro super sabido Arnaldo Camargo para responder algumas perguntas. São mais três vídeos, mas vale muito acompanhar!

Neste próximo vídeo Arnaldo fala sobre as diferenças do texto informativo nos livros e na internet, além de situar a questão historicamente. 

Neste terceiro vídeo, entramos numa questão bem contemporânea sobre o papel da escola: tendo em vista a fragmentação do conhecimento por conta das diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento, como ficam a leitura e a escrita neste contexto, visto que fazem parte de todo e qualquer processo de aprendizagem?

Arnaldo, como professor de língua portuguesa, traz vários questionamentos importantes! 

Espero que tenha gostado do conteúdo, fique à vontade para comentar ou deixar suas dúvidas!

Publicado por:brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s