Vamos colocar os pequenos para fazer a mala?

Desenvolver a independência das crianças é muito importante, faz parte da construção da autonomia. Sim, autonomia é um processo, uma construção. E fazem parte desse processo tanto a independência quanto o pensamento crítico, a autonomia moral.

Incentivar a independência das crianças no dia a dia é simples, muitas vezes acontece espontaneamente, mas, outras vezes, precisamos proporcionar (ou aproveitar!) situações.

Eu tento ao máximo usar as oportunidades de organização para isso. Organização da casa, dos próprios pertences e, por que não, da própria mala?

A gente costuma fazer pelas crianças muitas coisas que elas podem fazer sozinhas! Quando participam, sentem-se capazes, potentes e entendem de verdade o que é responsabilidade. E o melhor de tudo é que ninguém se sobrecarrega, pois quando as crianças são educadas dessa maneira aprendem naturalmente a cooperar com a organização da casa e da vida da família.

A maneira como nós encaramos a alfabetização vai totalmente ao encontro dessa ideia, pois quando as crianças entendem os motivos pelos quais os textos são usados no mundo, sentem-se capazes de usá-los e se esforçam para isso! Querem usar as receitas para cozinhar, o cardápio para escolher o prato no restaurante ou, como no caso de hoje, ler e “ticar” a lista de roupas para fazer a mala!

No vídeo, Helena, aos nove anos, já lê com total independência, claro, mas Matteo e Cecilia, aos 6 anos, estão passando pelo processo de aquisição do sistema de escrita e já são capazes de “ ler sem saber ler”, ou seja, usam a capacidade de fazer inferências para localizar as palavras ou frases. Isso é super importante!

Como sempre dizemos:  ler é muito mais do que decodificar!

Se você se interessou pelo assunto vá conhecer nossa plataforma, lá temos um conteúdo mais aprofundado sobre o assunto!

Posted by:brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s