Dia 17/08, no Conversa de Quintal, teremos mais uma edição deste curso tão importante para os professores!
Nosso intuito no curso “Relatórios escolares: uma reflexão sobre concepções de avaliação e o texto escrito” é trazer mais compreensão para o percurso feito pelo professor para aprimorar sua prática e comunicar as aprendizagens das crianças. Aliás, será que o relatório só serve para comunicar às mães e aos pais o que seus filhos ou filhas aprenderam?
Para aprofundar esta questão é preciso mergulhar no conceito de avaliação!
A proposta do nosso encontro é propor reflexões sobre diferentes maneiras de avaliar o processo de ensino e aprendizagem, pensando em formas eficientes de comunicar essa avaliação às famílias. Teremos momentos intercalados de teoria e prática nas 4 horas e meia de duração do curso.
Público alvo: Professores, auxiliares, coordenadores, diretores de escola, estudantes de Pedagogia e interessados no tema.

“O que se pretende é garantir que cada educador, por meio do agir reflexivo, seja reconstrutor das práticas avaliativas”. Jussara Hoffmann, Avaliar: respeitar primeiro, educar depois, Editora Mediação, p. 93.

Conteúdo Programático:
• Reflexão sobre deferentes concepções de avaliação presentes nas escolas de Educação Infantil – análise e discussão a partir de instrumentos de avaliação trazidos para análise.
• Análise da relação presente entre a avaliação e o texto do relatório escrito pelo professor.
• Reflexão sobre a linguagem adequada para o relatório de avaliação, assim como as informações essenciais selecionadas pelo professor para comunicar aos pais e mães.
• Reflexão sobre relatórios trazidos para análise, com a intenção de conectar as discussões com o próprio trabalho.

O curso será em Campinas no Conversa de Quintal

clique aqui para se inscrever!

Publicado por:blogleromundo

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!