Recentemente participei do programa Momento Papo de Mãe na TV Cultura e o tema da conversa era Cartas para Maria.

Rafael Stein, pai da Maria Clara e do Francisco, contou a sua linda história, no link acima você acessa o programa, e eu estive lá para oferecer dicas de histórias infantis sobre o assunto.

Neste post do Instagram estão as dicas que dei e algumas mais, já que na minha trajetória de leitura com as crianças lemos vários livros que abordam o assunto.

Sei que você deve estar pensando: “então você deve ter tido várias situações de morte de pessoas queridas para ter lido estes livros” e na verdade não, eu leio livros sobre diferentes assuntos, o que guia as escolhas é a qualidade literária.

Acredito que bons livros são aqueles que oferecem experiências estéticas interessantes, despertam diferentes sentimentos e sensações e, consequentemente, trazem assuntos que fazem parte da vida. A morte é um deles. Existe também a separação, o encontro, a saudade, a raiva, o amor, a exclusão, a diferença, a aceitação, enfim, são tantos assuntos, não é?

E precisamos esperar que algo na vida aconteça para procurarmos um livro sobre isso ou sobre aquilo?

É claro que os livros podem ser disparadores de conversas e até ajudar muito os adultos, que muitas vezes também não sabem como conduzir o assunto, mas podemos, sim, ler os livros sem um propósito, simplesmente pela experiência da leitura. Este é, na verdade, o grande propósito da literatura!

Posted by:brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s