O Ler o Mundo oferece cursos presenciais para formação de professores, que acontecem em lugares diferentes, já tivemos edições em Campinas e em São Paulo, por exemplo.

Nosso intuito no curso “Relatórios escolares: uma reflexão sobre concepções de avaliação e o texto escrito” é trazer mais compreensão para o percurso feito pelo professor para aprimorar sua prática e comunicar as aprendizagens das crianças. Aliás, será que o relatório só serve para comunicar às mães e aos pais o que seus filhos ou filhas aprenderam?
Para aprofundar esta questão é preciso mergulhar no conceito de avaliação!
A proposta do nosso encontro é propor reflexões sobre diferentes maneiras de avaliar o processo de ensino e aprendizagem, pensando em formas eficientes de comunicar essa avaliação às famílias. Teremos momentos intercalados de teoria e prática nas 4 horas e meia de duração do curso.


Público alvo: Professores, auxiliares, coordenadores, diretores de escola, estudantes de Pedagogia e interessados no tema.

Conteúdo Programático:
• Reflexão sobre deferentes concepções de avaliação presentes nas escolas de Educação Infantil – análise e discussão a partir de instrumentos de avaliação trazidos para análise.
• Análise da relação presente entre a avaliação e o texto do relatório escrito pelo professor.
• Reflexão sobre a linguagem adequada para o relatório de avaliação, assim como as informações essenciais selecionadas pelo professor para comunicar aos pais e mães.
• Reflexão sobre relatórios trazidos para análise, com a intenção de conectar as discussões com o próprio trabalho.

Alfabetização sempre foi nosso mote. Por diversos anos trabalhamos em turmas de 1° ano, estudamos o assunto (somos especialistas pelo ISE Vera Cruz) e não cansamos de discutir, pesquisar e refletir sobre a alfabetização. A plataforma Ler o Mundo surgiu a partir dessa reflexão e da vontade de falar também com as famílias. 

Agora, organizamos um curso de formação de professores, para refletirmos junto aos nossos colegas de profissão sobre a alfabetização pensada sob uma perspectiva construtivista, que tem a criança como protagonista do próprio processo de aprendizagem. E tem muito mais coisa para pensar nesse balaio, não tem? O que é a leitura? Como acontece a construção da escrita? O que é a prática construtivista, afinal? Qual é o papel do professor num processo que tem a criança como protagonista? 

Isso significa acreditar na potência da criança, incentivando a autonomia necessária durante o processo e, ao mesmo tempo, criar desafios inteligentes que geram reflexão e avanço. Como consequência, o indivíduo passa pelo processo de alfabetização usando capacidades importantíssimas como criatividade, resolução de problemas, cooperação, já que a aprendizagem acontece, na grande de maioria das vezes, por meio da troca. 

Partindo disso, analisaremos e criaremos atividades para serem usadas em sala de aula, para que o aluno desenvolva sua criatividade e seja protagonista do próprio processo de alfabetização. 

Público alvo: Professores, coordenadores, diretores de escola, estudantes de pedagogia e interessados no tema.

Conteúdo programático:

  • Reflexão sobre o construtivismo e a relação da alfabetização com esta concepção de ensino. 
  • Reflexão sobre o conceito de leitura, levando em consideração os pressupostos teóricos abordados anteriormente.
  • Reflexão sobre a aquisição do sistema de escrita, compreendendo-a como uma das partes do processo de alfabetização.
  • Discussão sobre a importância do contato com a diversidade de gêneros textuais que existem no mundo, compreendendo que isso faz parte do processo de alfabetização.
  • Análise de atividades práticas tendo como pressuposto a diferenciação do ensino e a teoria discutida anteriormente.
  • Elaboração de atividades em grupos.
  • Leitura complementar de textos teóricos para aprofundamento.
Publicado por:blogleromundo

Somos especialistas em alfabetização e pedagogas. A Bruna também é psicopedagoga e a Paula é escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s