1. Explorem os diferentes textos e linguagens que existem no mundo

A escrita está presente no mundo, na nossa rotina. Para que as crianças se sintam motivadas a aprender é preciso mostrar a função desses textos na nossa vida!

Leiam juntos as placas que estão nas ruas ou pesquisem uma receita de bolo, por exemplo.

Além disso, consideramos que existem muitas linguagens no mundo, não só a verbal. Sendo assim, é possível ler todas elas. Você já se deu conta de que é possível ler a temperatura do ambiente, a expressão corporal das pessoas, as imagens e os sabores, por exemplo?

Na plataforma Ler o Mundo, trazemos inúmeras maneiras de se fazer isso, nos mais diversos contextos sociais. Venham conhecer!

2. Leiam junto 

Entenda o momento de leitura de livros infantis como uma oportunidade para estar junto, compartilhar afeto e tempo. Por mais que o adulto esteja lendo, entendemos que a leitura está sendo compartilhada, ou seja, a criança está lendo também. 

Escutar alguém lendo é ler junto. Além disso, existe a leitura de imagens feita por meio das ilustrações e do projeto gráfico do livro. 

Crie um momento de leitura na rotina da família. Este momento pode ser a qualquer hora do dia! Muita gente gosta de fazer a leitura na hora de dormir, mas isso não é uma regra. Veja o melhor horário para a SUA FAMÍLIA! O local onde a leitura vai acontecer também é importante, quanto mais aconchegante, melhor! Vale lembrar que o colo também pode ser considerado um lugar de ler.

3 – Tentem conhecer alguns escritores, ilustradores, editoras, jornais infantis e sites com conteúdo informativo

A qualidade dos textos que trazemos para compartilhar com as crianças é muito importante. Com relação aos livros, temos um mercado enorme, que oferece muitas opções ótimas, outras nem tanto. Quem não é especialista acaba tendo dificuldade para escolher, com toda a razão. Uma dica para isso é pesquisar em blogs que fazem uma boa curadoria, associar-se a um bom clube de leitura ou pesquisar um pouco, conhecer alguns autores, ilustradores e editoras que trazem a boa literatura. No Instagram @ler_o_mundo , nós damos várias dicas de livros semanalmente, acompanhem por lá! 

Crie diferentes maneiras de ter livros em casa. Ter uma pequena biblioteca em casa é muito bom, mas comprar não é a única maneira de se ter acesso aos livros. Frequentar regularmente bibliotecas, por exemplo, é maravilhoso! Além disso, podemos organizar trocas de livros entre os amigos da escola ou do condomínio, por exemplo. 

Com relação ao jornal, indicamos o Joca. Ele é o único jornal brasileiro totalmente dedicado ao público infanto-juvenil, com um conteúdo excelente. Informar-se sobre o que está acontecendo no mundo é muito importante. Refletir sobre as leituras que fazemos é uma capacidade que precisa ser exercitada. Hoje me dia, com o crescimento do mundo digital, ganhamos acesso à informação, mas ela nem sempre é de qualidade e, o pior de tudo, às vezes não é verdadeira. Desenvolver o pensamento crítico neste contexto é essencial – e ter fontes de informação seguras também. 

4. Seja uma fonte de inspiração

As crianças se inspiram nos adultos, principalmente na mãe e no pai, e imitam seu comportamento. Se você ficar no celular o tempo inteiro, isso será o que seu filho ou filha desejará fazer. Se você lê, a criança vai querer fazer a mesma coisa. 

5. Nunca é tarde para começar a ler! 

A melhor hora para começar a formar um leitor é agora, sempre!

Muita gente se sente angustiada depois de ler todas essas dicas e pensa: eu não faço nada disso! 

Nossa ideia não é, de maneira nenhuma, criar culpa nas mães e nos pais. Sabemos que educar uma criança hoje em dia demanda inúmeras reflexões e que não existe certo e errado, cada um faz o que consegue, o que é possível e o que acha melhor.

Por isso, dizemos que não existe uma idade certa para começar, a hora certa é agora! Simples assim.

Publicado por:blogleromundo

Somos especialistas em alfabetização e pedagogas. A Bruna também é psicopedagoga e a Paula é escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s