Muitas mães e pais se sentem perdidos com relação à ida das crianças à escola: qual é a melhor idade? Como a escola recebe as crianças pequenas? Existem tipos diferentes de escola? Serei uma mãe pior se colocar meu filho na escola cedo? Devo deixar em casa com a vovó, a babá ou devo colocar na escola? 

São inúmeras as questões que angustiam o coração das mães, principalmente as de primeira viagem. Sabemos que por trás da decisão de colocar um bebê ou uma criança pequena na escola, existe o desafio da separação entre mãe e filho, o que é muito normal e esperado, e existe também um tanto de culpa, a famosa culpa materna, que carregamos em tantos momentos!

Cada família tem sua estrutura, suas necessidades, que passam pela volta ao trabalho, a falta de redes de apoio, o desenvolvimento e a socialização da criança e as questões pessoais da mãe também.

Por isso, traremos algumas orientações que irão ajudar na reflexão sobre um assunto tão importante!

1- Entenda a estrutura das escolas na hora de escolher

Existem diferentes formas de uma escola se estruturar para receber bebês e crianças pequenas: 

  •  berçário – recebe bebês pequenos com uma estrutura adequada à rotina dos pequenos, que envolve cuidados específicos com sono, troca, banho de sol, alimentação, mamadas.
  • espaços de convivência ou “casas de  brincadeira” – são lugares que recebem os pequenos por hora, com ou sem a presença de um responsável, com atividades e um espaço propício para a brincadeira e o desenvolvimento infantil.
  • a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) divide a Educação Infantil em três faixas-etárias: bebês (0 a 1.6), crianças bem pequenas (1.7 a 3.11) e crianças pequenas (4 a 5.11). As escolas de Educação Infantil da rede pública de ensino possuem nomes diferentes, dependendo do local. Geralmente os bebês e os bem pequenos ficam em um tipo de escola e as crianças pequenas, em outro.
  • escolas de Educação Infantil – recebem as crianças de até 6 anos, mas a idade de entrada varia de escola para escola. Existem escolas de Educação Infantil que possuem berçário.

2- Reflita sobre as necessidades da criança 

  • Como é o espaço em que o seu filho passa o dia? Ele é propício para brincadeiras?
  • Com quem ele se socializa? Brinca com outras crianças?
  • Como são as experiências que ele vive na rotina? 
  • Ele tem contato com a natureza? 
  • Quais são as necessidades da faixa-etária?

3- Olhe para as suas próprias necessidades

  • Toda mãe precisa de um pouco de tempo para si mesma, isso pode significar um banho, um passeio, poder assistir o que quiser na TV ou ler. 
  •  A volta ao trabalho é uma necessidade (financeira e pessoal) para grande parte das mulheres. Essa volta envolve uma mistura profunda de sentimentos ambíguos que precisam ser acolhidos e validados. 
  • A separação entre mãe e filho não é só uma questão da criança, a mulher também sofre com isso e pode sentir muita dificuldade. 
  • Entender que o filho tem necessidades que vão além do que a mãe oferece é um processo pelo qual todas passamos. Para muitas mulheres, ele pode ser mais lento, isso é normal.

4- Fazer ajustes na decisão é sempre uma alternativa

  •  Confie na sua decisão, mas tenha em mente que ela tem a ver com um momento de vida e isso pode mudar!
  • Ou seja, a idade certa para colocar uma criança na escola quem decide é a família!

5- Não tem idade certa e sim o melhor momento pra você e sua família. Pesquise, ajuste, confie e aproveite.

Obs: estamos tratando da questão na primeira infância, toda criança tem o direito de estar na escola e o abandono intelectual é um assunto sério. Além disso, acreditamos muito na importância da escola de Educação Infantil. 

Publicado por:blogleromundo

Somos especialistas em alfabetização e pedagogas. A Bruna também é psicopedagoga e a Paula é escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s