Por aqui, a gente fala muito sobre leitura e formação de leitores. Falamos sobre a formação das crianças, mas e a formação dos adultos? Será que a formação de um leitor acaba na escola? Claro que não! Ela dura a vida inteira!

Acontece que a gente, muitas vezes, se preocupa demais com a formação leitora das crianças e acaba esquecendo da nossa. E todo mundo sabe que bons leitores são formados por bons leitores!

Como o mote da #confrarialeromundo é cuidar de quem cuida, traremos uma modalidade nova de encontro: a Tertúlia Dialógica Literária.

Nome diferente, né? Já ouviu falar? Vamos explicar o que é!

A tertúlia literária dialógica é um encontro entre pessoas que têm o objetivo de trocar impressões sobre clássicos da literatura. Essa estratégia nasceu em uma escola de adultos, no fim dos anos 70, em Barcelona, e desde então vem sendo estudada em muitos países. Foi comprovada como uma prática transformadora, que nos vincula ao objeto livro e amplia nossa capacidade de compreensão.
A proposta é dinamizar a palavra, possibilitar que os participantes possam colocar suas impressões sem se preocupar com equívocos, porque nesta estratégia não há resposta errada.

Renata Grinfeld, quem irá mediar os encontros, já vivenciou muitas tertúlias. Foi formadora do projeto Comunidade de Aprendizagem, proposta que contempla essa prática, e teve a oportunidade de mediar e participar de tertúlias literárias por várias partes do Brasil e da América Latina.

Nossa ideia com a Confraria é, para além de trazer conteúdos importantes para a formação de quem educa, pensar em modalidades de encontro virtual que fujam do tradicional “aulão”. Temos visto as pessoas, de maneira geral (adultos e crianças), saturadas do ensino remoto e/ou virtual, pois a transposição que normalmente acontece nada mais é do que transformar qualquer conteúdo em aula expositiva, ppt, isso cansa e está muito longe do que acreditamos como educação.

Queremos oferecer aos adultos encontros com metodologias ativas, reflexivas, fora do lugar comum! Assim, os adultos podem alimentar a cabeça, a alma e ao mesmo tempo abrir portas e criar ferramentas para novas abordagens no mundo virtual.

Sobre a mediadora Renata Grinfeld:

Formada em Psicologia (USP) e Pedagogia (Instituto Singularidades), com especialização em Alfabetização (ISEVEC) e mestranda em Políticas Públicas e Gestão em Educação (USCS). Iniciou sua trajetória como professora na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental para depois seguir como formadora de professoras em diferentes projetos, no Brasil e na América Latina.

Publicado por:blogleromundo

Somos especialistas em alfabetização e pedagogas. A Bruna também é psicopedagoga e a Paula é escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s