A Bienal do livro de São Paulo este ano aconteceu virtualmente e nós tivemos a oportunidade de participar de três mesas muito bacanas com temas relacionados à formação de leitores. Duas das mesas estão gravadas no YouTube, aproveitem para conferir!

  • bienal do livro
  • bienal do livro
  • bienal do livro

1- Tema: Como formar um leitor voraz – bienal do livro 2020

Editora Colli Books

Mediadora: Fernanda Graell , jornalista (TV Globo)

Convidadas:
Marta Paes – Jornalista , site Quem Coruja 

Bruna Cardoso – Pedagoga, psicopedagoga,
plataforma Ler o Mundo

Sobre as convidadas:

*Bruna Cardoso*
Pedagoga, psicopedagoga, especialista em alfabetização e mãe da Helena, da Cecilia e do Matteo. 
Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” – aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com cursos para mães, pais e educadores. A plataforma também tem uma versão no Instagram (@ler_o_mundo), com dicas para as famílias. Bruna também é colaboradora do jornal Joca, 1º jornal do Brasil com notícias da atualidade para crianças e jovens. 

*Marta Paes* 

Idealizadora do site Quem Coruja (2013), voltado para assuntos de maternidade/paternidade e universo infantil. O blog tem uma seção chamada “Na Estante”, com dicas de leituras divertidas e educativas para as diferentes fases das crianças e adolescentes. 

Trabalhou 18 anos com jornalismo impresso (O Dia e O Globo), nas funções de repórter e editora. 

Atualmente, atua como jornalista no Quem Coruja, é mãe em tempo integral (literalmente, por conta da pandemia), faz curso de formação em Arteterapia e utiliza o instagram @artearamimar para levar coisas boas às pessoas por meio do artesanato em arame.

Tem 45 anos e é mãe da Maria, 12 anos, e do Lucas, 9 anos.

Link para assistir a mesa

bienal do livro

2- Tema: A importância do livro paradidático (literatura) na educação e na formação de leitores – bienal do livro 2020

Editora Colli Books

Mediadora:
Eliane de Santos – Jornalista

Convidadas:

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu

Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Colônia, Alemanha ( 2017), Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). É professora visitante da Universudade de Heidelberg, Alemanha, com bolsa do Projeto CapesPrInt. Atua como docente na UERJ, desde 1985, no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira; desde 2003, no Instituto de Letras, tanto nos cursos de Graduação quanto nos de Pós- Graduação stricto sensu. Desde 2014 é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Uso e descrição da Língua Portuguesa, Avaliações em Larga Escala. Tem experiência em diferentes Bancas Examinadoras, em processos seletivos e redação. Tem vários artigos e livros publicados.

Paula Strano


Pedagoga, com especialização em alfabetização e em formação de escritores. Trabalhou por mais de 10 anos como professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, além de produção e revisão de materiais para escolas e editoras. É também cofundadora da plataforma Ler o Mundo e escritora de literatura infantil.

Luciana Reis

Doutora em Literatura Comparada pela UERJ e professora de Língua Portuguesa e Literaturas no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Desenvolve projetos e pesquisa sobre literatura com ênfase na poesia falada e em diálogo com as manifestações artísticas e culturais urbanas. Integra o Litescola, grupo de pesquisa voltado para o ensino de Literatura na Educação Básica

Isa Colli

Jornalista, escritora e fundadora da Colli Books.

link para assistir a mesa

bienal do livro

3- Tema: Leitura e formação de leitores: escolha, hábitos e afetos – bienal do livro 2020

Editora Leitura e Arte

Mediadora: Regiana Carvalho

Escritoras convidadas: Paula Strano e Edith Chacon

Publicado por:Bruna Cardoso e Paula Strano

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!