Descubra como aproveitar as férias para ajudar seu filho a estudar brincando

Com a volta às aulas, vários pais e mães estão com a sensação de que as crianças não aprenderam o necessário este semestre (e em todo o ano de 2020!). A ausência das aulas presenciais realmente impactou o desenvolvimento das crianças, principalmente das que estão em fase de alfabetização.

volta às aulas

Fase de alfabetização e volta às aulas

Nessa fase, principalmente, as crianças realmente ainda não possuem tanta condição de se concentrar para participar das aulas on-line e começam a ter uma demanda mais “formal”de aprendizagem. Precisam de intervenções específicas dos professores, o que ficou bem difícil de ser feito remotamente.

Para os pais e mães, ajudar nas lições acabou sendo muito difícil, afinal não são pedagogos. E as crianças se comportam de maneira diferente na escola e em casa.

O papel das famílias no processo de alfabetização é muito importante, mas é muito diferente do papel da escola. Como as famílias podem ajudar nesse processo naturalmente, no dia a dia, com diversão?

É preciso trazer a leitura e a escrita para o dia a dia, fazendo sentido na vida real da criança. Ler receitas, placas de rua, fazer lista de mercado, são alguns exemplos.

O que mais fazer? Como fazer?

A plataforma Ler o Mundo possui um curso prático sobre isso!

São reflexões e atividades práticas, contextualizadas e divertidas de alto impacto na aprendizagem.

Seu filho vai se divertir nas férias e aprender muito!

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as mais de 40 histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

Publicado por:Bruna Cardoso e Paula Strano

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!