Gramática da Fantasia é um livro de Gianni Rodari voltado para os educadores. O título da obra já de cara nos faz pensar: como é possível fantasiar em uma área tão cheia de regras como a gramática?

E com certeza a ideia do autor é essa mesmo: mostrar a importância da imaginação e da criatividade na linguagem, na produção de texto, mas também em toda a educação.

As propostas vão desde a criação de binômios fantásticos, passam pela construção de limericks e se consagram nos jogos com as fábulas (aqui entendidas como os contos tradicionais). Enxergo as releituras feitas por autores contemporaneamente (como Torero) nas ideias de Rodari, por exemplo, as fábulas ao contrário, o que acontece depois e a salada de fábulas.

No meio de tantas propostas, me lembrei de um jogo que comprei este mês para as crianças, que consiste na criação de histórias baseada nas imagens que aparecem em dados com desenhos. A narrativa vai sendo construída na livre associação de ideias, conforme o que sai nos dados. Um exercício incrível de criatividade e imaginação! Deem uma olhada na produção da Helena e da Cecilia!

Termino com uma frase do próprio autor sobre o livro: “A presente gramática da fantasia” (…) não é nem uma teoria da imaginação infantil (seria preciso outra…) nem um arrolamento de receitas, mas, sustento, uma proposta para ser colocada ao lado de tantas outras que procuram enriquecer com estímulos o ambiente (casa escola, não importa) em que crescem as crianças.”

Para comprar o livro clique na imagem abaixo:

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as mais de 40 histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

Publicado por:Bruna Cardoso e Paula Strano

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

Um comentário sobre ldquo;GRAMÁTICA DA FANTASIA, de Gianni Rodari

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!