Esta é uma série de livros que fala sobre inteligência emocional, pois trata, em cada volume, sobre uma emoção, de forma lúdica e literária. Os livros fazem o maior sucesso aqui em casa!

Acredito que os livros podem ser porta de entrada para boas conversas, ainda mais livros legais, que trazem questões, abrem reflexões.

A literatura trata naturalmente de questões importantes sobre a vida e sobre o mundo que nos cerca, propicia o desenvolvimento da alteridade, que é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de sentirmos as angústias do outro. Assim, por meio da leitura, podemos desenvolver a inteligência emocional!

Conheci a coleção pelo livro Nojo, peguei na biblioteca para um dos meus filhos que tem muito nojo de algumas comidas, veja a postagem:

Eu não tinha atinado que o nojo era uma emoção e saber sobre isso tem nos ajudado muito a lidar com a questão. Um dos meus filhos tem uma alergia alimentar, então, provavelmente o nojo excessivo que ele sente é uma proteção.

Já conversamos bastante sobre isso, sobre a raiva, a alegria, o medo e como o nosso corpo reage às emoções. Em seguida falamos sobre os sentimentos que surgem a partir das emoções, por exemplo.

Inteligência emocional: os livros sobre emoções e sentimentos e a educação emocional

A educação emocional é fundamental, mobiliza a leitura de si mesmo e do mundo.

No caso desta coleção, os livros tem uma linguagem de quadrinhos, com ironia, um texto muito inteligente, recomendo para crianças maiores (a partir de 7 anos).

Na tag do Instagram #lomsentimentosemeoções temos outras sugestões de livros que podem mobilizar este tipo de conversa.

Créditos dos livros mostrados no vídeo:
Série Humores: autores: Carolina Michelini e Michele Iacocca – SM Literatura


Livros (clique na imagem para comprar)

Descubra a experiência que ensina o seu filho a ler!

Por que 
fazer parte?

EDUCAR NÃO PRECISA SER CHATO!
Estudar pode ser chato. Ler também. Ensinar as crianças é um desafio! E a participação dos pais na educação tem sido cada vez mais importante… Necessária!

Foi para isso que surgiu a Experiência LER O MUNDO:

Para unir pais e filhos em momentos de aprendizado, mas sem esforço! E sim, com muita alegria, facilidade e interatividade, com aulas curtas que guiam no caminho do aprendizado.

APRENDER COM O MUNDO REAL É MAIS LEGAL
Usando técnicas de pedagogia, a Experiência LER O MUNDO leva você e seu filho em uma jornada de leitura de tudo que já está ao redor da criança: a cidade, o supermercado, as receitas da cozinha e muito mais!

APENAS ALGUNS MINUTOS POR DIA
Um convite para sair da telinha do computador e aprender brincando e olhando para o mundo, com aulas rápidas e prazerosas!
Assim fica muito mais gostoso aprender!

“Leitura vai muito além do texto escrito quando estamos ensinando uma criança. Com o caminho certo, os pais participam de uma educação interativa e agradável com seus filhos, que aprendem até mais rápido que o normal”. (Bruna Cardoso, professora Ler o Mundo).

E aí: vamos ler o mundo?

Publicado por:brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!