Ter medo na hora de dormir é um clássico da vida de todo mundo! Aqui, selecionamos dois livros que trazem o tema!

“Marco queria dormir.

Queria mesmo.

Mas ele não conseguia dormir.

Não consegui mesmo.”

“Sempre que a escuriãdo vinha,

eu dizia:

papai, deixa uma luzinha!

pode ter um vampiro aí,

uma bruxa ali,

um lobisomem, um fantasma,

sei lá, um saci.”

Ah, o medo da escuridão, o medo na hora de dormir! Um medo que diz respeito a todos e todas, quem nunca?

Mães, pais, filhos e filhas passam por isso desde que o mundo é mundo. Cada um lida de uma maneira.

Marco cria motivos e a mãe de Marco cria soluções: constrói traje antimosquitos, escreve carta para a lua e coloca cartaz de aviso para o vento.

Em “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”, o medo é de cada um. Pode ser do escuro, ou da luz. O medo se personifica (vira pessoa mesmo!), encontra a coragem, vira solução:

“A coragem nos convence de prima,

nos dá força e nos aproxima.

e aquele monstro feroz,

de garra forte e veloz,

na verdade nem existe.

o outro é como nós.”

Dois exemplos de como a boa literatura traz os temas que fazem parte da vida, sim, mas sem obviedade. A leitura, como experiência que nos enreda, como poesia, com estética, pode trazer boas conversas e reflexões sobre o medo do escuro, os medos que circundam crianças (e adultos!) na hora de dormir.

Na nossa tag #lomsobremedo você encontra mais sugestões de livros!

Para comprar o livro clique na imagem:

Descubra a experiência que ensina o seu filho a ler!

Por que 
fazer parte?

EDUCAR NÃO PRECISA SER CHATO!
Estudar pode ser chato. Ler também. Ensinar as crianças é um desafio! E a participação dos pais na educação tem sido cada vez mais importante… Necessária!

Foi para isso que surgiu a Experiência LER O MUNDO:

Para unir pais e filhos em momentos de aprendizado, mas sem esforço! E sim, com muita alegria, facilidade e interatividade, com aulas curtas que guiam no caminho do aprendizado.

APRENDER COM O MUNDO REAL É MAIS LEGAL
Usando técnicas de pedagogia, a Experiência LER O MUNDO leva você e seu filho em uma jornada de leitura de tudo que já está ao redor da criança: a cidade, o supermercado, as receitas da cozinha e muito mais!

APENAS ALGUNS MINUTOS POR DIA
Um convite para sair da telinha do computador e aprender brincando e olhando para o mundo, com aulas rápidas e prazerosas!
Assim fica muito mais gostoso aprender!

“Leitura vai muito além do texto escrito quando estamos ensinando uma criança. Com o caminho certo, os pais participam de uma educação interativa e agradável com seus filhos, que aprendem até mais rápido que o normal”. (Bruna Cardoso, professora Ler o Mundo).

E aí: vamos ler o mundo?

Publicado por:Bruna Cardoso e Paula Strano

Somos Bruna Cardoso e Paula Strano, as idealizadoras do Ler o Mundo. Como educadoras especialistas em alfabetização, já acompanhamos o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de muitas crianças e sabemos o quanto a família e a escola são importantes nessa fase. Por isso, pensamos que uma boa maneira de ajudar mães, pais e educadores seria criar uma plataforma que traz tudo o que eles precisam saber: como funciona esse processo na vida das crianças, com dicas de atividades e um pouco da teoria que nos fundamenta. Nossa experiência como professoras está presente em cada palavra, assim como nossas trajetórias de vida, pois Bruna é também psicopedagoga e mãe de Helena (10 anos), Cecília e Matteo (7 anos), e Paula é especialista em produção de texto e escritora de literatura infantil.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!