Todo Natal organizamos e penduramos aqui em casa o calendário do advento, você sabe o que é isso? 

calendário do advento

Historicamente, ele é uma herança dos luteranos, que faziam a contagem regressiva para a chegada do Natal (a palavra advento significa chegada). Hoje em dia, muitas famílias fazem a contagem regressiva em casa com as crianças, uma maneira bacana para lidar com a ansiedade dos pequenos para a comemoração de uma data tão esperada!

Para ficar mais lúdico, as pessoas colocam doces ou surpresas a cada dia. Também tem gente que aproveita para trazer reflexões.

Foi o que eu fiz, colocando, além de doces, palavras importantes, com um significado para a reflexão e alguma atividade bacana para fazermos no dia, como culinária, jogo ou brincadeira. 

Acho que o fim do ano é uma época propícia para pensarmos sobre a vida. Este ano vivemos desafios gigantescos. Coloquei em alguns bolsinhos palavras como: amor, responsabilidade, paz, transformação, paciência, coragem… a ideia é trazer conversas e reflexões partindo delas.

Essa é uma maneira de olharmos para nossas emoções, sentimentos e desejos, desenvolvendo habilidades socioemocionais importantes.

Quem acompanha o @ler_o_mundo sabe que sempre fazemos o calendário do advento! Eu não sou do tipo crafiteira, por isso sempre uso o calendário pronto da @vuoatelie ! Este ano o calendário está muito lindo, é só preencher os bolsinhos e se preparar para a época mais mágica do ano! 

E quando o assunto é o Papai Noel? Como você lida com a crença No bom velhinho?

Publicado por:Ler o Mundo

Ler o Mundo é projeto que, por meio de diferentes ações, busca explorar as linguagens que estão presentes nas inúmeras maneiras de ler o mundo. O conteúdo da Plataforma Ler o Mundo, por exemplo, é para professores e famílias que querem formar leitores e educar para o futuro. Formamos educadores para as demandas do mundo atual. Somos uma comunidade que acredita que é possível educar de maneira diferente, tendo como pano de fundo, sempre, a leitura de mundo.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!