
Seu filho ou filha acredita em Papai Noel? Aqui em casa, a temida pergunta chegou há 3 anos, em grande estilo, quase como uma intimação! Vieram os meus três filhos juntos, com a força do coletivo, e bem diretamente: “você precisa dizer a verdade pra gente!” A mais velha com certeza liderou o movimento!
Eu fiz exatamente o que a minha mãe fez comigo (eu lembro do dia da conversa, do lugar, foi muito marcante): contei a história de São Nicolau e falei que o Papai Noel é um símbolo de generosidade e amor.
Eles ficaram bem tranquilos com a conversa e a gente continuou com o ritual dos presentes, mas sem as cartinhas, infelizmente. Falamos muito sobre o que é generosidade e sobre como podemos exercê-la.
Fiquei com o coração apertado, pois a fantasia em torno da existência do papai noel é maravilhosa de se viver, mas existe um momento para que ela se transforme. é um momento de crescimento, de amadurecimento.
Eu não conseguiria deixar de dizer a verdade com uma pergunta tão direta das crianças. mas confesso que não foi fácil. por isso, temos aqui no ler o mundo uma adaptação da história de são Nicolau, que pode ajudar quem estiver passando por este momento (ou vai passar).
E você, como lidou ou pensa em lidar com esse momento de descoberta?
Conta pra gente nos comentários!
E manda esse post para as amiga que estão passando ou vão passar por isso!
Falando em Natal, você conhece o Calendário do Advento? Ele é uma maneira super bacana de preparar as crianças para este momento tão esperado no ano!
Um comentário sobre ldquo;Como você lida com a crença em Papai Noel?”