Olhe bem as imagens abaixo, de um livro Infantil em chinês:

Como você se sente quando se depara com um texto que não consegue ler? Ainda mais escrito em outro código?

Será que você não consegue ler nada deste texto sem o Google tradutor?

Agora pare um pouco e imagine uma criança ainda não alfabetizada quando pega um livro para ler. Conseguiu se colocar no lugar dela um pouquinho?

Sobre esse tipo de leitura podemos tirar inúmeras reflexões, abaixo trago algumas:

  • Será que, de fato, você não consegue ler nada?
  • E as imagens do livro, não podem ser lidas?
  • Será que elas se relacionam com o texto escrito de alguma maneira?
  • E quando alguém lê o livro com a criança, que capacidades de leitura podem ser desenvolvidas?
  • É possível ler antes de saber ler?

Bom, este é um exercício que propomos no #CursoAlfabetize para o mundo de hoje (para professores)! No curso, trazemos teorias importantes, articuladas, claro, com a prática, mas sem métodos ultrapassados. Pensaremos muito sobre o que significa ser leitor no mundo de hoje. Ao final do curso, as alunas serão capazes de construir um planejamento consistente e atualizado – que facilita muito a vida!

Quer saber mais sobre o curso?

Esperamos você, professora alfabetizadora!

Publicado por:Ler o Mundo

Ler o Mundo é projeto que, por meio de diferentes ações, busca explorar as linguagens que estão presentes nas inúmeras maneiras de ler o mundo. O conteúdo da Plataforma Ler o Mundo, por exemplo, é para professores e famílias que querem formar leitores e educar para o futuro. Formamos educadores para as demandas do mundo atual. Somos uma comunidade que acredita que é possível educar de maneira diferente, tendo como pano de fundo, sempre, a leitura de mundo.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!