Você sabia que Clarice Lispector escreveu livros infantis?

Doze lendas brasileiras – como nascem as estralas é um deles!

Vamos começar com falando sobre as lendas, parece algo básico, mas você sabe o que são lendas?

Clarice traz um texto muito bacana no prefácio, divido aqui um trechinho com vocês:

“As lendas são uma potência. Elas procuram nos transmitir alguma coisa importante que se passa na zona penumbrosa e criativa popular. E o que não existe passa a existir por força mesmo de seu encantatório enredo.”

O livro infantil de Clarice Lispector

Neste livro infantil, Clarice Lispector traz uma lenda brasileira para mês do ano! Como nasceram as estrelas, Alvoroço de festa no céu, O pássaro da sorte, As aventuras de Malazarte, A perigosa Iara, são algumas delas!

A história do livro aqui em casa

Este livro tem uma história especial aqui em casa. Foi um presente que a Helena ganhou da Paulinha quando completou 5 anos.

Além das várias histórias lindas, o próprio livro tem uma história muito bacana na vida da Lelê.

Helena, com 5 anos, estava pesquisando na escola a origem das estrelas. Qual é a primeira fonte onde buscamos informação sobre isso? Internet? Helena recebeu este presente na semana em que estava fazendo tal pesquisa. E a primeira história de “Doze lendas brasileiras – como nascem as estrelas”, dá nome ao livro. Ela levou essa resposta para a escola e as professoras, com toda a sensibilidade e como educadoras que percebem o mundo e o pensamento humano de uma maneira ampla e profunda, validaram a sua pesquisa.


Bom, como já foi dito, o livro é incrível (ilustrações lindas de Suryara) e foi escrito em dezembro de 1976, como um presente para 1977 (ano em que eu nasci!), cada mês uma lenda, com todo o simbolismo, enfim, Clarice ❣️

São lendas do nosso Brasil, folclóricas e muitas indígenas. E aqui vai também uma reflexão: no Brasil existem muitas nações indígenas, cada uma com suas características, cultura e riqueza própria. Nosso estado brasileiro é composto por todas estas nações. Somos, juntos, parte deste todo. Nosso folclore é feito da mistura linda de tudo isso.


Como mostrar para as crianças toda esta riqueza? Bem, a boa literatura tem muito a contribuir, sem estereótipos e com muito respeito e admiração. Este livro é um exemplo disso. Na tag #lompovosindígenas você encontra outros livros assim, para podermos pensar na grandeza que representa a cultura indígena para todos nós. 

Se quiser comprar o livro, clique na imagem abaixo:

Venha conhecer a Plataforma Ler o Mundo, lá temos várias histórias em áudio e texto gratuitas!

Publicado por:brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!