Você já parou para pensar: será que a festa junina é uma celebração religiosa ou cultural?
Origem da festa junina
A comemoração da festa junina chegou ao Brasil por meio dos portugueses, no século XVI. Quando foi trazida, tinha uma conotação totalmente religiosa, por conta das homenagens aos santos.
No entanto, a origem da festa é pagã, tem relação com a chegada do solstício de verão na Europa. A festa era uma forma de afastar os maus espíritos das colheitas. Com a cristianização dos povos pagãos, a festa entrou para o calendário festivo católico.
Curiosidade
Quando chegou ao Brasil, a festa era chamada de joanina, por conta de São João. Entretanto, com o tempo, o nome mudou para junina, considerando o mês em que ocorre, junho.
Nossa cultura
Apesar do mote religioso trazido desde o início, aqui no Brasil a comemoração passou a ser vista muito mais como uma festividade popular, ganhando símbolos e elementos presentes nas zonas rurais.
O que está presente na festa
Nas festas juninas, temos danças, como a tradicional quadrilha, e comidas típicas à base de milho e amendoim. Brincadeiras, ritmos como o forró, o baião e histórias como a do bumba-meu-boi também fazem parte da comemoração.
O ambiente é enfeitado com bandeirinhas coloridas e muitas vezes acontece ao redor de uma fogueira.
E existem também elementos típicos de cada lugar do Brasil, fortalecendo o sincretismo e enriquecendo essa linda comemoração que é parte da nossa cultura!
Vamos trocar dicas, brincadeiras e receitas presentes em cada lugar do Brasil?
Conte pra gente como a festa é comemorada na sua região!
No curso Experiência Ler o Mundo temos um módulo sobre Cultura popular brasileira, além de muitas histórias!