Dia da família: o que isso significa no mundo atual?

Afinal, quem educa nossas crianças?

Quando vamos falar sobre a educação das crianças, é comum nos dirigirmos aos pais e mães. Naturalmente, as mães e os pais são os responsáveis pelos filhos e/ou filhas e isso inclui, claro, a educação. Mas não é só com mães, pais, filhas e filhos que a educação acontece, certo?

Entendemos que a relação das mães e pais com as crianças é muito importante para sua formação – tudo o que vivem juntos fica registrado e é assim que a educação acontece. No entanto, não achamos que existam modelos de pais ou mães, de educação e muito menos de família!

Cada pessoa tem sua história de vida – há quem tenha por perto pai e mãe, há quem tenha apenas o pai, apenas a mãe. Duas mães, dois pais. Irmãos, avós, tios e primos. Padrasto, madrasta. A educação acontece através do vínculo, da referência, do contato, do amor – seja como for a história de cada um.

Para pensarmos mais sobre isso, indicamos o livro Drufs, ganhador do Jabuti de 2017, da Eva Furnari (Editora Moderna). Em suas páginas, há o resultado de um trabalho escolar proposto pela professora Rubi, lá do mundo dos Drufs – as crianças escreveram sobre suas famílias, que são deliciosamente diferentes!

Conheça melhor o livro Drufs neste post.

Post no Instagram sobre o tema

 

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!