Curso Alfabetize

Alfabetize para o mundo de hoje

Professora, você lê hoje em dia da mesma maneira que lia há 30 anos?

Antes de começar a pensar sobre seus alunos, pense sobre você, as suas necessidades e vontades como leitora hoje em dia. Pense no mundo hoje e no mundo de 30 anos atrás.

Muita coisa mudou, certo? E a sua maneira de alfabetizar, mudou? 

Você é uma professora alfabetizadora que replica o mesmo conteúdo todo ano, oferece apenas atividades prontas copiadas da internet ou busca se atualizar para oferecer o melhor para seus alunos?

Sabemos que existem muitos cursos disponíveis no mercado, mas a maioria segue linhas teóricas tradicionais e ultrapassadas. É hora de mudar isso!

O curso, oferecido pela  Plataforma Ler o Mundo, apresenta uma abordagem construtivista inovadora que irá transformar a sua prática de ensino. Entendemos que, para formar leitores e escritores proficientes, autônomos e críticos, é essencial uma formação teórica sólida e uma postura ativa na construção das aulas.

Acreditamos que decorar sílabas ou sons, decodificar textos e escrever frases soltas não são suficientes. O mundo atual exige habilidades como:

  • flexibilidade cognitiva,
  • tomada de decisões,
  • inteligência emocional,
  • capacidade de cooperação,
  • criatividade,
  • pensamento crítico,
  • resolução de problemas complexos,
  • aprendizagem ativa,
  • liderança e resiliência.  

Essas habilidades estão em alta demanda e são citadas por órgãos como o World Economic Forum e a ONU.

A abordagem que utilizamos no processo de alfabetização faz toda a diferença.

Enquanto o ensino tradicional forma indivíduos passivos, acostumados a receber conhecimento sem reflexão, nosso curso visa formar leitores para o mundo de hoje. Para isso, é necessário repensar a concepção de ensino e aprendizagem que está por trás da prática. Não se trata de simplesmente trazer atividades, sequências didáticas ou pseudoprojetos tradicionais com uma roupagem nova. É preciso ir além!

Chega de copiar atividades aleatórias da internet! Sabemos que muitas vezes você se sente perdida na montagem do planejamento e acaba recorrendo a essas soluções. Nós entendemos, também já passamos por isso. Mas chegou a hora de mudar!

Vamos refletir juntas: por que será que muitas vezes as crianças não se sentem motivadas a ler e escrever?

Temos três conclusões que compartilhamos com base em nossas próprias experiências frustrantes como professoras alfabetizadoras e nos estudos teóricos que realizamos:

  1. É fundamental criar consistência em sua prática. Para isso, você precisa compreender a origem das ideias por trás de cada atividade. Planejar é essencial, e isso vai além de simplesmente copiar ou aplicar algo pronto sem reflexão.
  2. O planejamento é um processo complexo, composto por diversas camadas. É como se você estivesse observando a Terra pelo Google Earth e fosse se aproximando gradativamente. Cada etapa do planejamento é importante, e a atividade em si, juntamente com a intervenção a ser feita, é a última delas. Inverter essa ordem gera uma sensação de vazio. Algo está faltando.
  3. Uma mesma atividade pode ser abordada de várias maneiras, algumas boas e outras ruins. O que determina isso é o conhecimento que você possui sobre as crianças e as intervenções que realiza.

Forme leitores de verdade para o mundo de hoje com o Curso Alfabetize para o Mundo de Hoje!

Assista a aula introdutória do curso é já comece a mudar sua prática:

Sobre a professora Bruna Cardoso

Bruna Cardoso

 

Bruna é pedagoga formada pela Universidade dec São Paulo (USP), psicopedagoga formada pelo Instituto Sedes Sapientiae e Especialista em Alfabetização pelo ISE Vera Cruz.

Trabalhou durante 12 anos em escola como professora alfabetizadora e como coordenadora pedagógica do 1º ano do Fundamental.
É apaixonada por educação, por alfabetização e formação de leitores. Escreveu o livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” – aprovado no PNBE do professor 2013. 
É também fundadora do Ler o Mundo, hoje em dia trabalha com educação digital, com formação de professores e com assessorias em escolas.

O segredo do curso Alfabetize:

Consistência teórica

(você preenchida pelo conhecimento)

Um olhar diferenciado para o planejamento

(você determina o que vai acontecer na sua sala de aula)

Uma professora empoderada

(você é tudo!)

 

O que você vai aprender no Alfabetize:

Módulo 1 – Conceitos teóricos – 7 aulas (2h30 no total)
  • Aula introdutória
  • Boas-vindas
  • O que é construtivismo?
  • O que é alfabetização?
  • A concepção de linguagem adotada
  • O que são gêneros do discurso?
  • O que é leitura?
Módulo 2 – A psicogênese da língua escrita – 3 aulas (1h30 no total)
  • As hipóteses psicogenéticas
  • Analisando estudos sobre a relação entre consciência fonológica e aquisição do sistema de escrita
  • Como fazer sondagens e o que fazer com as sondagens
Módulo 3 – O planejamento – 4 aulas (1 hora)
  • Gestão de sala de aula
  • Construindo um ambiente alfabetizador
  • Modalidades organizativas
  • Projetos didáticos
Módulo 4 – Produção de texto – 4 aulas ( 1 hora)
  • Um olhar histórico para a produção textual na escola
  • Revisão de texto
  • Produção oral com destino escrito
  • O que corrigir e quando corrigir?
Módulo 5 – Leitura – 5 aulas (2h30 no total)
  • Capacidades de leitura na prática
  • Comportamento leitor e modalidades de leitura
  • Leitura no mundo atual
  • Literatura e alfabetização
  • Despedida
  • NA AULA INTRODUTÓRIA  EXPLICAMOS DETALHADAMENTE O CONTEÚDO DE CADA MÓDULO. AS AULAS POSSUEM LEITURAS DE APROFUNDAMENTO E MATERIAL DE APOIO.

 

Bônus especial:

Gêneros do discurso – com Arnaldo Camargo
Arnaldo é Professor Dr. em linguística aplicada. Nesta aula ele irá aprofundar o conceito de gêneros do discurso trazido no Módulo 1.

O curso agora está sendo colocado aos poucos gratuitamente no YouTube:
 
 
 

 

 

F.A.Q. – PERGUNTAS FREQUENTES

Qual método de alfabetização é ensinado no curso?

Não ensinamos nenhum método. Trazemos uma abordagem teórica consistente, que fala sobre concepção de educação. A partir disso, articulamos a teoria com a prática, pensando no planejamento. Oferecemos modelos de planejamento e planilhas de apoio, mas não oferecemos atividades prontas, a ideia é te deixar capaz de criar suas próprias atividades com propriedade e autonomia, proporcionando aos alunos uma alfabetização alinhada ao que se espera da educação no mundo de hoje. Ou seja, fazendo com que as crianças pensem, levantem hipóteses, confrontem suas próprias hipóteses, conceitualizem e reconceitualizem, pesquisem, troquem com os colegas e aprendam também por meio da interação.

As aulas são ao vivo?

Não, as aulas são todas gravadas. Você pode colocar seus comentários em todas as aulas e responderei assim que possível.

Qual é o material oferecido no curso?

Além das aulas gravadas ofereço muitos textos teóricos e sugestões de vídeos para aprofundamento, além de PDFs com as atividades e planilhas usadas como exemplo em algumas aulas.

O conteúdo oferecido possui evidências científicas?

Com certeza. Trazemos uma base teórica consistente, muitos textos e referências bibliográficas. Ressaltamos que a ciência possui diferentes perspectivas, que se refletem em abordagens (ou métodos). A concepção de ensino em que nos baseamos é a (sócio) construtivista e a concepção de linguagem adotada é a teoria enunciativo-discursiva. Isso é muito bem explicado ao longo do curso. Além disso, o conteúdo do curso é totalmente alinhado às habilidades de desenvolvimento de Língua Portuguesa propostas na BNCC.

 

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados.

Copyright 2022 – Plataforma Ler o Mundo – Ler o Mundo Cursos e Assessoria Pedagógica LTDA

Direitos reservados