Arquitetura para crianças: construção e arte

Arquitetura no tema (A arte de criar espaços). Arquitetura dos objetos, das palavras, faz o menino arteiro.

Dois livros incríveis.

arquitetura para crianças

Arquitetura – a arte de criar espaços é um livro informativo, escrito e ilustrado por Raquel Coelho, que começa desmistificando o assunto, afinal de contas todo mundo é um pouco arquiteto:

“Você já construiu um castelo de areia, uma cidade de blocos de madeira, ou uma tenda feita de cortinas, lençóis e almofadas? Quando usamos diferentes materiais para inventar, construir ou modificar espaços e depois brincar com eles, estamos fazendo arquitetura.”

Ao longo dos capítulos, o assunto é abordado sob perspectivas diversas e inusitadas, o que aguça a curiosidade das crianças sobre o tema: a diversidade de moradias, a relação da casa com o corpo e muitas outras partes do livro são ilustradas com fotos de maquetes feitas pela autora, que é animadora e consultora na área de histórias e animação de personagens.

Estruturas (comparadas com ossos), referências históricas e modernas, o concreto e a forma, fazem parte dos assuntos trazidos e o livro termina abrindo uma reflexão muito importante: arquitetura e sustentabilidade. No final tem uma parte prática com atividades, bem bacana.

o menino arteiro é arquiteto de novos objetos e palavras. Ao longo do livro, o guri arquiteta, cria, faz arte. Novos objetos vão sendo criados a partir da junção, novas palavras também:

“Não demorou para que alguém o apelidasse meninobjeto, isso porque passava a maior parte do tempo grudado-acoplado a suas criaturas.

Quero descobrir o coração das coisas, dizia, tentando explicar, para espanto geral, que, ao se juntarem, os objetos se transformavam mutuamente.”

Juntam-se objetos, palavras e surgem trocadilhos divertidos e inteligentes, que todo mundo ama!

“Sou um parafuso distorcido e confuso, preciso de uma chave que me defenda, aumentava.”

A arte não está presente apenas no fazer do menino, mas no livro como um todo, uma verdadeira obra de arte de Gil Veloso e Guto Lacaz.

Venha conhecer a Plataforma Ler o Mundo

Temos cursos para professores, mães e pais que querem formar leitores.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!