Contos acumulativos e de repetição de Susanne Straber

Aí vai uma dica de livros que os leitores bem pequenos amam: os contos acumulativos!

Todos são contos de repetição, ou seja, existe uma estrutura de texto que se repete, trazendo previsibilidade durante a leitura. As crianças, assim que percebem isso, começam a participar da leitura de uma outra maneira, super engajada, pois conseguem antecipar o conteúdo.

A estrutura de repetição dos texto aproxima muito os pequenos leitores, como foi dito acima, mas também pode ser interessante para a fluência leitora das crianças que estão em fase de alfabetização, começando a criar autonomia para ler.

Isso acontece, pois a criança começa usar a capacidade de decodificação recém adquirida em um texto que ela já tem de memória ou que já sabe o que estará escrito (não tudo, mas uma boa parte). Assim, ela consegue realizar muito mais antecipações e inferências ao longo da leitura, o que ajuda muito no desenvolvimento da fluência.

Além da estrutura de repetição, estes contos são também trazem a estrutura acumulativa (algo que vai se somando), ou seja, algo se acrescenta à narrativa a cada virada de página. No livro Muito cansado e bem acordado, na verdade é o contrário, sempre algo é subtraído, causando o mesmo efeito bacana!

Um pouquinho de cada livro:

Em Bem lá no alto, os animais sobem um em cima do outro em busca de um bolo. Quando estão quase conseguindo… acontece algo que traz uma reviravolta!

Em Baleia na banheira, os animais e até o menino vão entrando na banheira da baleia, vão chegando e entrando, até que…

Em Muito cansado e bem acordado os animais estão todos dormindo na mesma cama, só que começam a acordar e sair, cada um com o seu motivo. Para onde será que eles vão?

Se quiser comprar os livros, clique nas imagens abaixo:

Para conhecer mais livros como estes, clique na tag #lomprimeiríssimainfância

Se você é professora alfabetizadora, venha conhecer nosso curso:

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!