Armazém do Folclore, Contos e lendas de um Vale Encantado, Meu livro de Folclore, de Ricardo Azevedo

Resenha para crianças

Vamos conhecer os livros Armazém do Folclore, Contos e lendas de um Vale Encantado, Meu livro de Folclore de Ricardo Azevedo?

Que Ricardo Azevedo é um grande pesquisador da cultura brasileira nós já sabemos. Nestes 3 livros, ele reúne contos, crendices, adivinhas, receitas, quadrinhas e personagens que conhecemos muito bem, pois fazem parte das histórias que ouvimos por aí, como Saci, Iara e vários outros. Conhecer a nossa cultura é muito importante, pois cada lugar tem suas próprias características e conhecê-las é um ótimo jeito de manter e respeitar as diferenças.

PS: Um dos livros (Contos e lendas de um Vale Encantado) traz especialmente histórias do Vale do Paraíba, que ocupa uma grande região entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Resultado de imagem para contos e lendas de um vale encantado

Mais sobre a leitura de Armazém do Folclore, Contos e lendas de um Vale Encantado, Meu livro de Folclore

Achei um tesouro na biblioteca da vovó @sucamazzamati Ela conhece há muito tempo um autor que a gente adora, o #RicardoAzevedo. Já lemos alguns livros dele no #lomdesafioliterario e esta semana vamos explorar a coleção de livros do Ricardo da biblioteca da vovó! Tem uns antigos incríveis, tem até o primeiro livro que ele publicou!

Quando eu espalhei os livros para fazer a foto a Helena de cara pegou “O Macaco e a Velha” pra dar uma sapeada! Role as fotos e veja mais um pouco! Mostrei um pouquinho dos “Contos e lendas de um vale encantado” já que o livro é sobre o lugar onde estamos: o Vale do Paraíba!

Sobre o livro Contos e lendas de um vale encantado

Mostrei o livro de hoje no post de anteontem sobre os livros do Ricardo Azevedo que encontramos por aqui e hoje resolvemos ler a lenda de um personagem do folclore que as crianças adoram: o Curupira!

Em “Contos e lendas de um vale encantado” também é possível encontrar ditados, quadras, adivinhas, receitas e crendices. É um verdadeiro relicário da cultura da região!

Sobre o Meu livro de folclore

Hoje é o nosso último dia aqui no sítio e eu deixei para o último dia, de propósito, um livro do Ricardo Azevedo que é super conhecido e eu considero essencial em qualquer biblioteca infantil brasileira!

Ricardo Azevedo é um baita pesquisador da cultura brasileira! “Meu livro de folclore” é um livro essencial na hora de começar a mostrar às crianças a cultura popular no nosso país. A obra mistura contos, caracterização de personagens, parlendas, adivinhas, trava-línguas, enfim, são varias manifestações orais transpostas por meio da escrita e do desenho! Em casa eu tenho o “Armazém do folclore” que é maior, uma continuação das pesquisas do autor, bem bacana. \

O livro tem uma versão em app que vale a pena baixar! No app os textos podem ser recitados por um narrador, assim a criança consegue memorizá-los com facilidade e, aos poucos, vai ajustando a leitura. Este tipo de atividade ajuda muito no processo de #alfabetização, é o famoso #lersemsaberler

Explore a tag #lomRicardoAzevedo e conheça outros livros do autor!

Clique nas imagens abaixo e compre o livro na Amazon direto do nosso link!

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as várias histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!