Relatórios escolares: curso online para professores

PROFESSORA, DESCUBRA O ENCANTO DE COMUNICAR O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS:

 

Um convite especial para professores e professoras que desejam dominar a arte de escrever relatórios escolares de forma envolvente, com a confiança de quem conhece o verdadeiro segredo para relatos cativantes e significativos.

Aqui, desvendamos todos os mistérios da avaliação formativa, mostrando como transformar cada palavra em um elo poderoso entre a escola e as famílias. Nada de incertezas ou preocupações, apenas o prazer de ver suas narrativas encantarem e inspirarem!

 

Entenda como Bruna e Paula irão te guiar, com ferramentas práticas e insights profundos, rumo ao sucesso na escrita de relatórios. Diga adeus às revisões estressantes e às reclamações, abraçando uma abordagem que transborda paixão, sensibilidade e excelência.

 

A hora de encantar está aqui. Venha fazer parte dessa jornada e escreva, com maestria, histórias que farão a diferença na vida de seus alunos e de suas famílias. Seja a mudança que o mundo educacional espera. O caminho para relatórios extraordinários começa agora!

 

Seja uma professora que escreve bem, avalia bem e sabe o que está fazendo em sala de aula.

Se você é professor ou professora e precisa comunicar às famílias o desenvolvimento das crianças, já deve ter parado para pensar muitas vezes em como é a melhor maneira de fazer isso, não é? 

 

Sabemos que muitas de vocês sofrem no momento de escrever relatórios, afinal, não aprenderam a fazer isso na faculdade e nem na escola em que trabalham. Além disso, escrever um texto desse tipo não é fácil, envolve muito cuidado, sensibilidade e atenção.

 

O relatório de avaliação é um documento e, portanto, tem que ser levado muito a sério! 

 

E não dá para falar sobre o texto do relatório sem falar antes da avaliação feita na escola, pois isso tudo deve fazer parte de um único processo. 

 

No curso, Bruna e Paula trazem a reflexão sobre os tipos de avaliação e depois falam de um texto que está inserido num processo de avaliação formativa. E esse texto pode (e deve) ser bem gostoso de ler. 

O que você irá aprender no curso Relatórios escolares:

O curso online para professores Escrita de Relatórios Escolares é composto por 2 módulos, que conectam a teoria e a prática que estão por trás da escrita dos relatórios escolares.

No final do curso, você será capaz de transformar sua escrita com propriedade, pensando no processo de avaliação das crianças e na estrutura do texto.

CONTEÚDO E ESTRUTURA DO CURSO:

ASSÍNCRONO (3 HORAS)

MÓDULO 1

Reflexão teórica sobre avaliação, pensando em diferentes concepções e em como acontece na escola.

  • O conceito de avaliação formativa
  • Qual é o papel dos relatórios escolares na avaliação formativa?
  • O que é, na prática, uma avaliação formativa?
  • A regulação das aprendizagens
  • Avaliação mediadora e como ela pode funcionar na escola

 

MÓDULO 2

Percepção da relação do texto escrito com a teoria sobre avaliação, entendimento das características do gênero textual e formas de melhorar a escrita.

  • O texto do relatório e a avaliação formativa
  • Exemplos de relatórios e discussão de ideias sobre textos coesos e coerentes
  • A diferença entre textos temáticos e figurativos e como o relatório pode trazer elementos do texto figurativo
  • Exemplos de trechos de relatórios gostosos de ler
  • Dicas de ouro que ajudam na hora de escrever e revisar

PARTE SÍNCRONA + ESTUDOS E ATIVIDADES (12 HORAS)

 

  • Antes do encontro de 04/10 – Leitura e estudo direcionado de um trecho teórico sobre registros na Educação Infantil – 5 horas

  • Encontro síncrono 04/10, às 20h30 (Google Meet) – Refletiremos sobre as diversas maneiras de registrar trazidas pelos alunos a partir do exercício feito anteriormente e conversaremos sobre o elo que liga avaliação/registros/relatórios – 1 hora

  • Exercício para ser feito em casa: Analisar trechos de relatórios enviados, identificando possíveis problemas e reescrevendo a partir das informações trazidas no curso –  enviar os exercícios feitos até 13/10 – 5 horas

  • Encontro síncrono 18/10, às 20h30 (Google Meet) – Discutiremos os exercícios enviados pelos alunos – 1 hora

* Os encontros síncronos serão gravados e colocados na plataforma.

AS PROFESSORAS

Bruna Cardoso é pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz, curso sob coordenação da Profa. Dra. Telma Weisz. 

Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” – aprovado no PNBE do professor 2013. 

Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica. É cofundadora do Ler o Mundo.

 

Paula Strano é pedagoga pela USP, especialista em formação de escritores e em alfabetização pelo ISE Vera Cruz, curso sob coordenação da Pra. Dra. Telma Weiz.

Trabalhou por 10 anos em escolas, como professora da Educação Infantil e turmas iniciais do Ensino Fundamental.

É cofundadora do Ler o Mundo. Também é escritora de literatura infantil e lançou recentemente seu livro Três Navios.

DEPOIMENTOS:

SOBRE O ACESSO:

  • acesso por 1 ano a partir da data de inscrição
  • emissão de certificado de 15 horas
  • aulas assíncronas gravadas na Plataforma Ler o Mundo
  • aulas síncronas no Google Meet, que depois ficam gravadas na Plataforma Ler o Mundo
  • acesso por 1 ano a partir da data de inscrição
  • emissão de certificado de 6 horas
  • aulas assíncronas gravadas na Plataforma Ler o Mundo

INVESTIMENTO:
R$ 199,90
em até 10X no cartão de crédito

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpreta da como uma garantia de resultados

Cpyright 2022 - Plataforma Ler o Mundo - Ler o Mundo Cursos e Assessoria Pedagógica LTDA

Direitos reservados