Peppa, de Silvana Rando

 

peppa

Peppa nasceu bem cabeluda, com um chumaço de cabelo preto e volumoso no topo da cabeça. Quando cresceu um pouco, usava suas madeixas para puxar o carrinho de feira, brincar de cabo guerra… Era tudo muito divertido! Um dia, porém, resolveu mudar: cedeu à propaganda de um salão de beleza que prometia cabelos lisos com um tratamento intensivo. Ficou satisfeita com o resultado, mas não podia mais entrar na piscina, andar a cavalo, rolar na grama e um monte de outras proibições. Que chato! Será que vale o sacrifício?

Dizem por aí que ninguém está satisfeito com seus cabelos… Mas não precisa ser sempre assim, não acham?

Recentemente o livro acima foi retirado de circulação por uma decisão da autora e da editora. A decisão foi tomada porque o livro, obviamente sem nenhuma intenção da autora, causou desconforto entre alguns leitores e mediadores de leitura. O desconforto veio por conta da maneira como se fala do cabelo da personagem, o livro chegou a ser considerado racista. A decisão da autora foi totalmente empática: ela nunca imaginou ofender uma criança e preferiu retirar o livro na possibilidade disso acontecer.

Nós nunca fizemos esta leitura. Para nós Peppa é um livro que empodera e liberta as meninas com cabelos cacheados. No entanto, entendemos que as pessoas podem fazer leituras diferentes de uma mesma obra e podem se sentir muito ofendidas. Nós não retiramos Peppa do #lomdesafioliterario pois o livro faz parte da nossa jornada e a nossa leitura sempre foi positiva. Entretanto, como o nosso papel é de fazer indicação literária, fazemos questão de deixar aqui registrado o que aconteceu com a obra para que as pessoas que acompanham o Blog Ler o Mundo possam optar, ou não, pela leitura do livro. O livro foi retirado das livrarias, mas vai continuar existindo em bibliotecas, sebos e lares por aí.

Abaixo colocamos alguns links de matérias sobre o assunto para quem quiser saber um pouco mais sobre o que aconteceu:

https://super.abril.com.br/sociedade/autora-tira-livro-de-circulacao-apos-polemica-sobre-racismo/

https://novaescola.org.br/conteudo/7132/a-polemica-do-livro-peppa-e-as-discussoes-sobre-racismo-na-escola

*Peppa, de Silvana Rando, Editora BrinqueBook

 

 

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!