Dia Mundial do Meio Ambiente: atividades

Vamos pensar em atividades importantes para o dia mundial do meio ambiente? Qual é a sua relação com o meio ambiente? Como você traz isso para as crianças? Você sabia que esta é a Semana nacional do meio ambiente e dia 5 de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente?

Sobre a data de 5 de junho: dia mundial do meio ambiente:

  • Tem como objetivo sensibilizar as pessoas em uma ação mundial. 
  • É celebrada anualmente desde 1973.
  • Mais de 150 países participam da comemoração, sob a liderança do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
  • Este ano, completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo (local onde foi criada a data).
  • O tema deste ano será “Uma só terra”, para pensarmos sobre a harmonia com a natureza e a vida sustentável. Este foi o tema da primeira conferência, há 50 anos, e continua tendo extrema importância.

Precisamos cuidar do nosso planeta e entender que os recursos naturais são finitos! 

“Em 2022, esperamos ver o mundo superar o pior da pandemia de COVID-19. Mas faremos isso com a consciência de que continuamos enfrentando a tripla crise planetária de mudança climática, perda da natureza e poluição”

Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA. 

A semana Nacional do meio ambiente

Aqui no Brasil, desde 1981, a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de promover a participação das pessoas na preservação do nosso patrimônio natural.

DICA DE LIVRO:

dia mundial do meio ambiente atividades

Nossa indicação de livro é um paradidático muito bacana: “O meu, o seu, o nosso – Refletindo sobre atitudes e espaços de convivência”, de Michele Iacocca.

O livro traz uma reflexão sobre a importância das pequenas atitudes. Pequenas atitudes trazem grandes diferenças!

Trecho do livro:

“O ser humano não é o único dono da natureza. O nosso planeta é de todos os seres que vivem aqui. O ar, a água, a luz do Sol, o clima… tudo é interligado para que a vida dos animais e plantas continue. Isso significa que, se algo for mudado, todo o resto também muda.”

Nossa fala importa, as conversas em torno do assunto importam, mas, acima de tudo, nossas ações importam.

O que você tem feito de bacana, em termos de ação junto às crianças, que pode ajudar o nosso planeta?

Que tal organizar uma campanha comunitária sobre alguma questão importante relacionada ao meio ambiente?

ATIVIDADE: COMO ORGANIZAR UMA CAMPANHA COMUNITÁRIA

Sobre o texto que será produzido

A campanha é um tipo de texto informativo interessante de se explorar com as crianças. 

As crianças podem se interessar e se engajar em algum propósito, como a falta de água ou o descarte de lixo, por exemplo, e fazer uma campanha na escola, no condomínio ou na vizinhança. É uma maneira de pesquisar sobre o assunto e desenvolver a argumentação e a cidadania ao mesmo tempo!

Passo a passo de como fazer isso:
  • conversem sobre o problema e explique que assuntos como este precisam ser colocados em discussão para gerar conscientização;
  • depois da conversa, sugira a importância de se transmitir às pessoas informações sobre o tema e engajá-las;
  • explique que campanha comunitária é uma maneira de se passar e receber informações importantes sobre problemas coletivos. Mostre alguns informativos de campanha que você tenha recebido. As crianças também podem pesquisar e trazer alguns informativos de campanha para compartilhar.
  • mostre o propósito da campanha comunitária. Ela é um gênero textual que tem como intuito esclarecer e convencer as pessoas a tomar uma atitude em relação a determinado assunto, transmitindo informações sobre o tema;
  • observem a linguagem utilizada. Ela precisa ser direta e os verbos têm que estar no imperativo: “colabore/ faça/ participe”;
  • observem o formato do texto. Ele deve estar escrito em letras grandes, para serem vistas facilmente, e podem ser feitos cartazes e folhetos informativos;
  • depois façam um rascunho com as ideias que devem estar contidas no texto, pesquisem o assunto para que as informações sejam transmitidas corretamente e redijam o texto juntos, levando em consideração o que foi discutido acima. A linguagem não verbal também é muito bem-vinda neste tipo de texto, por isso, façam desenhos;
  • confeccionem vários cartazes ou folhetos, colem-nos nas paredes e distribuam-nos para as pessoas! 

DICA FINAL

Aqui no blog temos várias dicas de livro sobre natureza, é só clicar na tag #lomsobrenatureza

Agora, conte pra gente algo que você tenha feito, vamos compartilhar boas práticas!

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!