Afinal, devo mandar meu filho para a escola de Educação Infantil agora?

Abertura das escolas de Educação Infantil na Pandemia

As escolas de educação infantil tendem a abrir gradualmente, seguindo as orientações do estado e/ou da prefeitura. Neste primeiro momento, em grande parte dos estados que autorizou a abertura, a presença das crianças é opcional. Pesquise sobre isso. Pode ser que exista uma porcentagem de presença física obrigatória.

educação infantil

As escolas provavelmente continuarão oferecendo o ensino remoto também, ou seja, o modelo de ensino será híbrido, mesclando o presencial e o online. Essa mescla ainda irá acontecer por um tempo, tudo depende de como forem os desdobramentos da Pandemia. 

A volta será gradual, o que é positivo. Assim, as escolas e as famílias conseguem se adaptar aos novos protocolos de higiene e convivência. Cheque se a escola tem condição de oferecer os protocolos, caso não tenha, é preciso cobrar.

A adaptação não se refere apenas aos protocolos, ela também se refere:

  • ao bem-estar emocional de todos, alunos e professores, nesse novo contexto.
  • a uma estrutura pedagógica que suporte o novo modelo de ensino, ou seja, uma formação de professores adequada.

A parceria entre escola e família

Segundo Bruna Cardoso, pedagoga e cofundadora da Plataforma Ler o Mundo, “Esta é uma situação difícil para todos: famílias, gestores e professores. Com o acolhimento dos sentimentos, consciência da situação e respeito, as chances de as coisas darem certo são muito maiores.”

Além disso, algo que se tornou evidente após tanto tempo de Pandemia é a participação das famílias, junto com a escola, na educação das crianças.

A escola é extremamente importante na vida de uma criança, lá ela irá se socializar, aprender e se desenvolver. Isso não significa que a família também não tenha o seu papel: juntas, família e escola, em parceria, são essenciais para um processo de aprendizagem saudável que engloba perceber o outro, dividir, colaborar, interagir, perceber diferentes opiniões, colocar-se no lugar do outro. 

Na fase de alfabetização, por exemplo, a família pode participar muito fazendo algo diferente do que faz a escola, no dia a dia, trazendo a função da leitura e da escrita para a vida, como propõe o curso Experiência Ler o Mundo.

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