Livro ir e vir, de Isabel Minhós Martins

Resenha para crianças

Livro ir e vir

Vamos conhecer o livro ir e vir?

Nós, os humanos, andamos por aí com bastante facilidade. Afinal, temos os pés para isso! Mas também criamos muitas outras maneiras de locomoção: carros, aviões, navios… Com tudo isso, ficamos cada vez mais diferentes dos outros animais – que também têm seu jeito de ir e vir. Se prestarmos atenção na maneira como cada um por aqui (nós e outros animais) se locomove, vamos ter muito que pensar!

Mais sobre a leitura do livro ir e vir

Este livro tem relação com as minhas últimas reflexões sobre autonomia (o post do blog já está completinho) porque é daqueles que tiram a gente do lugar e fazem pensar em assuntos maiores, que envolvem pensamento crítico e colaboram na construção da moralidade da autonomia, já que não vem com discurso pronto ou lição de moral, mas coloca a reflexão de maneira inteligente e perspicaz. A Lelê pegou o livro na biblioteca da escola ontem sozinha!

Isabel Minhós Martins é uma escritora portuguesa incrível, que fundou, juntamente com Bernardo Carvalho, a premiada editora @planetatangerina. Seus livros sempre trazem reflexões bacanas no estilo que citei acima (no blog tem as tags #lomIsabelMinhósMartins e #lomBernardoCarvalho) e o de hoje faz a gente pensar em como os humanos construíram coisas que transformaram a locomoção dos objetos e das pessoas e nas consequências do “Ir e vir” no mundo, pensando nos outros que também habitam nosso planeta, como os animais.

Faz a gente pensar na grandeza dos feitos dos animais e nos limites do nosso ir e vir, sempre com uma pitada de ironia: “Mas como somos dados a grandes feitos, não demos só um salto, demos vários, sem olhar para trás. E assim nos tornamos campeões. Palmas para nós! Em frente, mais e mais! Cada vez mais diferentes dos outros animais.”


“Talvez não fosse mau lembrar que os pés não são só para usar sapatos e que a cabeça não é só para usar chapéu.” Com este fim a gente não precisa dizer mais nada… Ah! As ilustrações coloridas e lindíssimas são de Bernardo Carvalho e o livro no Brasil é editado pela @sesispeditora.

Ir e vir, de Isabel Minhós Martins, ilustrado por Bernardo Carvalho, Editora Sesi-SP

Explore a tag #lomIsabelMinhósMartins e conheça mais livros dessa autora maravilhosa!

Clique na imagem abaixo se quiser comprar o livro:

Na Plataforma Ler o Mundo temos várias histórias gratuitas em áudio e texto!

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!