Lendas africanas e indígenas – Encontros de histórias: do arco-íris à lua. Do Brasil à África

Resenha para crianças

lendas africanas

Vamos conhecer um livro de lendas africanas e indígenas?

Durante muito tempo, quando ainda não havia explicações científicas para as coisas que acontecem na natureza, os povos inventavam histórias que explicavam os fenômenos e acontecimentos naturais, como o surgimento do arco-íris ou a origem da água. Mas esses fenômenos e acontecimentos não aconteciam só por aqui, ou só por ali. Por isso, povos de diferentes lugares criaram suas histórias, pensando nas mesmas questões. Neste livro aparecem, lado a lado, versões das mesmas lendas criadas pelos índios brasileiros e pelos povos africanos, cada um com suas tradições.

Mais sobre a leitura

Para o dia da Consciência Negra, nossa proposta é o encontro.


Gostei muito da definição de encontro que vem na quarta capa do livro que lemos hoje:

“Encontro é quando a gente olha bem para o outro e também é visto. Reconhecido. Compreendido. O encontro torna-se mais encantador quando percebemos coisas em comum.”

Sou branca e tento conseguir imaginar o que é ser negro e sofrer preconceito, mas sei que quem não vive isso na pele nunca vai conseguir ter a verdadeira dimensão do que o racismo de fato representa.

O caminho que tento seguir neste aspecto é sempre ouvir e falar sobre o assunto, entender que o racismo pode não estar nas minhas relações, mas está na estrutura da nossa sociedade. Precisamos, sim, não deixar passar e intervir em situações racistas, dar visibilidade ao trabalho de pessoas negras e entender que a cultura do nosso país, e portanto nossa, é composta por inúmeras referências africanas, indígenas e europeias. E um caminho, com eu já disse, é valorizar todas as facetas e encontros que dão forma à nossa cultura brasileira.

Hoje, vivenciamos um “Encontro de Histórias: do arco-íris à lua. Do Brasil à África”. Regina Claro mostra o encanto do encontro entre histórias indígenas e a africanas e Anita Ekman ilustra o encontro lindamente. 

  • Encontros de histórias: do arco-íris à lua. Do Brasil à África, de Regina Claro, ilustrado por Anita Ekman, Editora Hedra Educação

Clique na imagem abaixo para comprar o livro:

Na tag #lompovosindígenas temos mais livros como este!

Na Plataforma Ler o Mundo temos muitas histórias gratuitas em áudio e texto!

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!