Ler e brincar com os bichos!

Hoje vamos dar duas dicas incríveis de livros brincantes, ou seja, para ler e brincar. E a brincadeira que acontece em cada um é completamente diferente, apesar de serem da mesma autora (Edith Chacon) e de serem sobre bichos!

Os livros

Bicho? Que bicho?

É um livro de adivinhas, o que por si só já é uma brincadeira, afinal, quem não gosta de brincar de adivinhar?!

Mas a brincadeira do livro não está só aí, também está na forma do livro, que se abre e vai se desdobrando, como quando a gente abre uma surpresa!

Além de toda a graça presente na interação com o objeto-livro, as ilustrações são lindas (de Joana Velozo) e o texto das adivinhas é bem especial.

Cheias de rimas e com um cadência deliciosas, as adivinhas não subestimam a capacidade dos pequenos e trazem relações de intertextualidade que podem ampliar o repertório cultural das crianças:

“Na sua casa vou ficar!

Vem cá ficar comigo!

Vem cá ficar!

Até Kafka vai gostar!”

BRINCABICHOS – animais em versos e cartas

É um livro que vem junto com um baralho, que proporciona vários jogos muito bons. Aqui em casa foi um sucesso!

O livro, também muito colorido e com ilustrações lindas de Carla Caruso, traz versos com estrutura de textos informativos, mas com informações pra lá de criativas, que subvertem o padrão do “você sabia” maravilhosamente, proporcionando uma bela experiência estética de leitura – além de divertir, claro:

“Você sabia que a zebra

trocou seu pijama listrado

por um colete bordado?”

“Você sabia que o calango

ficou bambo

de tanto dançar tango?”

O jogo

O jogo é composto por um baralho de cartas que formam os bichos. Cada três cartas, um animal diferente! Diferente mais ou menos, pois cada grupo (mamíferos, répteis e aves) possui os mesmo tons de cor a padrões parecidos, o que, até, de tudo, transforma a brincadeira em uma atividade complexa de discriminação visual e atenção.

São três possibilidades de jogo, que vão do Quebra-cabeça brincabichos à um tipo de buraco com as imagens (o Baralhabichos)! Também é possível montar bichos malucos no jogo Que bicho é esse?

A leitura do livro acaba entrando nos jogos e tudo vira uma grande brincadeira!

Link para a compra imagem:

Para conhecer mais livros como estes, explore a tag #lomlivrodebichos

Venha conhecer a Plataforma Ler o Mundo, lá temos histórias gratuitas em áudio e texto.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!