Mudanças climáticas: livro ir e vir

Dia 16 de março celebramos o dia nacional da conscientização sobre as mudanças climáticas, você sabia sobre a data? Qual será o objetivo dela?

Bom, a data foi criada em 2011 com o objetivo de chamar a atenção da população brasileira para a questão das mudanças climáticas. 

Sabemos que as mudanças estão ocorrendo: temperaturas extremas, tempestades, secas, elevação do nível do mar, desgaste do solo e derretimento de geleiras são alguns exemplos do que está acontecendo no nosso planeta.

Sabemos que a atividade humana traz um impacto gigantesco. Sabemos também que a emissão de gases é a principal causadora do aquecimento global.

Refletir sobre o comportamento humano diante de tudo é um ponto central nessa questão. Por isso, sugerimos um livro que é maravilhoso e traz essa questão de uma maneira diferente, por meio da literatura, da arte.

O LIVRO

ir e vir, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, faz a gente pensar em como os humanos construíram coisas que transformaram a locomoção dos objetos e das pessoas e nas consequências do “ir e vir” no mundo, pensando nos outros que também habitam nosso planeta, como os animais. Faz a gente pensar na grandeza dos feitos dos animais e nos limites do nosso ir e vir, sempre com cutucadas necessárias: 

“Mas como somos dados a grandes feitos, não demos só um salto, demos vários, sem olhar para trás. E assim nos tornamos campeões. Palmas para nós! Em frente, mais e mais! Cada vez mais diferentes dos outros animais.” 

“Talvez não fosse mau lembrar que os pés não são só para usar sapatos e que a cabeça não é só para usar chapéu.” 

Com este fim a gente não precisa dizer mais nada… Ah! As ilustrações, com uma transposição de cores, elementos e sombras que ampliam a experiência de leitura lindamente.

E como podemos usar nossa cabeça, para além do chapéu?

Vamos lá:

✨consumo consciente;
✨preferência por produtos e serviços mais sustentáveis;
✨deixar o carro de lado quando der (andar mais a pé, de bicicleta);
✨consumir menos carne;
✨usar menos eletrônicos…

Como você completaria esta lista?

Para conhecer mais livro como este explore a tag #lomresolverumproblema

Link para a compra do livro:

Na Plataforma Ler o Mundo temos histórias gratuitas em áudio e texto:

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!