Livro Orie, de Lúcia Hiratsuka

Imagem relacionada

Resenha para crianças

Vamos conhecer o livro Orie?

A pequena Orie tem pressa de chegar ao barco. Tem pressa porque o que acontece no barco é muito bom: os remos vão e vêm nas mãos de seu pai, os pássaros passam, a cidade chega com cheiros e sabores… a casa volta, os passos crescem, a menina cresce. Mas o barco continua na memória, porque tem coisas que a gente não esquece, não é?

Mais sobre a leitura

Dia 270 #lomdesafioliterario (Por Bruna) O livro de hoje foi sugestão da @nanda_a_araujo! Muito obrigada, adoramos! O livro é muito lindo! Quem tiver sugestão escreve pra gente, pois faltam menos de 100 dias para o desafio literário acabar!

Neste livro maravilhoso, Lúcia Hiratsuka conta a história de sua avó “Orie” quando era criança e vivia no Japão, em uma família de barqueiros. O barco vai e vem, vai e vem, vem e vai… construindo histórias, memórias e mostrando as descobertas da menina Orie acerca do mundo e do tempo.

O fim do livro foi uma surpresa para as crianças e gerou diferentes sensações e uma boa conversa: “Orie fica sozinha, mas o que aconteceu? Eu não entendi o que aconteceu!”, Helena, como irmã mais velha, ficou chocada, Matteo deu uma solução simples: “Pra dar uma passeada com o bebê, pra se acostumar.”, Helena continuou inconformada: “Mas a Orie não podia ir junto?”. Ceci vai no âmago : “Eu acho que é porque eles não queriam mais ela”, Matteo não se conforma e dá uma resposta que escancara a projeção que as crianças fazem e sentem nestes momentos: “Os pais não esquecem: a Helena nasceu antes e tinha filho único e daí chegou outro e daí..”. Enfim, cada um com a sua leitura!!

 

*Orie, de Lúcia Hiratsuka, Editora Pequena Zahar

Clique na imagem abaixo para comprar o livro:

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!