Sobre Bruna Cardoso

Bruna Puglisi de Assumpção Cardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz, curso sob coordenação da Profa. Dra. Telma Weisz. 

Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” – aprovado no PNBE do professor 2013. 

Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica. É cofundadora do Ler o Mundo.

Sempre na área de educação

Sou filha de professora, fui professora e sempre estive muito próxima da área de Educação. Passava mais tempo que as outras crianças na escola e aprendi a viver nesse ambiente, a explorá-lo das maneiras mais diversas, estudando embaixo de uma árvore, fazendo todos os treinos de esporte possíveis, produzindo material pedagógico para a ação comunitária.

 

Vida pessoal

Até que chegou o dia em que conheci uma criança especial. Aquela que muita mulher sonha em conhecer. Minha primeira filha, Helena. E foi a hora de parar todo o resto para aprender com ela e ensinar para ela. Dizem por aí que a pessoa, em sua vida, precisa fazer três coisas: plantar uma árvore (muito fácil), ter um filho e escrever um livro. Pois é, faltava a terceira coisa. E já que a Helena estava crescendo, resolvi escrever. Escrevi sobre aquilo que mais sabia: alfabetização. E deu certo. Voltei à vida de mãe e parece que quiseram mesmo que eu fosse mãe. Muito mãe. Quase como num susto, vieram Matteo e Cecília. E haja aprender e haja ensinar! 

Esse é o meu mote, destino, carma, chamem como quiser: ensinar e aprender – com filhos, alunos, qualquer pessoa, em qualquer instância!

 

Vida profissional

Na hora da escolha profissional, tentei traçar um caminho diferente, iniciei a faculdade de Economia, mas minha vontade de permanecer na escola era maior. Fiz Pedagogia e voltei para ela. Uma vez professora, me senti muito confortável e feliz, fazendo aquilo de que sempre gostei: ensinar e aprender. Fui estagiária, professora, coordenadora, estudei psicopedagogia, me especializei em alfabetização e, assim, passaram-se doze anos. Doze anos ao lado das crianças e professoras, ensinando e aprendendo com elas.

Publicações:

Experiência profissional

Ler o Mundo

Sócia fundadora

(2017 – até o momento)

Ler o Mundo é um projeto educacional com foco em formação de leitores para educadores, mães e pais. No ambiente digital, possui uma plataforma de cursos e oferece, também, encontros presenciais de formação, principalmente para professores. Trata-se de uma proposta diferenciada, conectada com os desafios atuais da educação.

Escola Móbile

Coordenadora Pedagógica
(2006 – 2010)
Coordenadora Pedagógica do 1º ano do Ensino Fundamental. Responsável pela formação de professores, pelo currículo da série, avaliações e projetos. Orientadora educacional dos alunos e famílias.

Professora
(1999 – 2007)
Professora alfabetizadora da última série da Educação Infantil e 1º ano