Livro Xica, de Rosinha, Editora Petrópolis

Resenha para crianças

livro Xica

Livro Xica

Xica é um peixe-boi que vive num pequeno tanque, no meio de uma praça. Todo mundo gosta de ir até para vê-la, alimentá-la, provocá-la. Menos Maria. A menina reconhece o olhar de tristeza de Xica e decide ajudar a amiga a voltar para casa, porque aquele tanque não podia ser a sua casa, né?

Mais sobre a leitura do livro Xica

Acredito na importância de conscientizar nossos pequenos a respeito das questões e problemas que o meio-ambiente enfrenta nos dias de hoje. Entre estas questões (que são muitas!), está a possibilidade de extinção de alguns animais. Por isso, quando peguei “Xica”na biblioteca para olhar, logo me encantei e fiz questão de trazer o livro para casa.

Rosinha romanceou lindamente uma história real, da qual participou, sobre um peixe-boi-marinho que morou em uma praça em Recife por anos, numa época em que não existia conscientização sobre a possibilidade de extinção da espécie e os maus tratos com animais. Por este motivo, Xica sofreu, mas foi resgatada e teve a chance de sobreviver e, inclusive, procriar.

A história é uma delícia, pois mistura o que aconteceu de fato com Xica, com as experiências e o imaginário da autora, que viveu a relação com o peixe-boi. Então entram na trama outros animais amigos, a menina Maria e, assim, assuntos como o amor e a perda são tratados com delicadeza no decorrer da narrativa. E as ilustrações de Rosinha são lindas, como sempre. 

clique na imagem abaixo e compre o livro!

Venha conosco!

Você gosta de histórias, certo? Venha escutar as várias histórias para ler o mundo que temos na plataforma gratuitamente!

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!