A mediação de conflitos e a construção da autonomia infantil

Autonomia infantil

Nos últimos dias eu estive pensando bastante sobre moralidade, autonomia infantil e como a maneira com que os adultos fazem a mediação dos conflitos no dia-a-dia interfere nisso.

Comecei a pensar no assunto por conta das situações de conflito entre os meus filhos e deles comigo, enfim, os pequenos embates cotidianos.

Eu gosto sempre de conversar com outras mães e pais sobre o assunto e vejo que cada pessoa acaba seguindo uma linha que tenha relação com as suas concepções de mundo, de vida e isso é super válido! Quando o adulto está seguro das direções que quer tomar em relação à educação, as crianças percebem e se sentem seguras também, o que é primordial.

Sei que tem gente que prefere seguir uma linha mais de liberdade, tem gente que aplica castigo com convicção e a forma de educar os filhos e filhas é uma escolha dos pais e das mães.

Mas percebo que até decidir qual rumo tomar, muitos adultos ficam perdidos, ouvem muita coisa, acabam até perdendo as referências e ficando inseguros. Eu sei que as pessoas são diferentes, pensam de maneiras diferentes e respeito muito as opções de cada casal, mãe ou pai com quem converso.

Vou deixar aqui registrada a minha linha de atuação, um pouco de referência teórica sobre o assunto, com o intuito de que isso sirva para a reflexão.

Recentemente fui atrás do primeiro livro que li sobre o assunto (da época em que comecei a trabalhar como professora), porque as minhas ações com os meus filhos acabam sendo nesta linha e eu queria rever os conceitos. A verdade é que quando a gente vira mãe, às vezes, o instinto passa por cima do racional e fazemos muita coisa do jeito que dá, do jeito que o coração da gente consegue. E tudo bem. Mas é sempre bom refletir, não é?

As minhas reflexões sobre a mediação de conflitos e a relação das nossas ações com a construção da moralidade da autonomia terão como base o texto “A autonomia como finalidade da educação: implicações da teoria de Piaget”, que é um apêndice do livro “A criança e o número”, de Constance Kamii.

Decidi fazer minhas reflexões em forma de vídeo e, para quem quiser se aprofundar, irei colocar disponíveis abaixo cópias de um trecho do texto, que correspondem a menos de 20% da obra, o que é legalmente permitido.

Aqui estão as cópias do trecho usado na reflexão:

texto autonomia 1

texto autonomia 2

texto autonomia 3

texto autonomia 4

texto autonomia 5

texto autonomia 6

texto autonomia 7

texto autonomia 8

Abaixo estão os links de venda na Amazon dos dois livros usados na reflexão:

  • “Senão…!”, de Alice Bassié com ilustrações de Sylvain Diez, editora Brinquebook

clique na imagem e compre o livro direto na Amazon pelo nosso link!

  • “A criança e o número” de Constance Kamii, Papirus editora

clique na imagem e compre o livro direto na Amazon pelo nosso link!

Descubra a experiência que ensina o seu filho a ler!

Por que 
fazer parte?

EDUCAR NÃO PRECISA SER CHATO!
Estudar pode ser chato. Ler também. Ensinar as crianças é um desafio! E a participação dos pais na educação tem sido cada vez mais importante… Necessária!

Foi para isso que surgiu a Experiência LER O MUNDO:

Para unir pais e filhos em momentos de aprendizado, mas sem esforço! E sim, com muita alegria, facilidade e interatividade, com aulas curtas que guiam no caminho do aprendizado.

APRENDER COM O MUNDO REAL É MAIS LEGAL
Usando técnicas de pedagogia, a Experiência LER O MUNDO leva você e seu filho em uma jornada de leitura de tudo que já está ao redor da criança: a cidade, o supermercado, as receitas da cozinha e muito mais!

APENAS ALGUNS MINUTOS POR DIA
Um convite para sair da telinha do computador e aprender brincando e olhando para o mundo, com aulas rápidas e prazerosas!
Assim fica muito mais gostoso aprender!

“Leitura vai muito além do texto escrito quando estamos ensinando uma criança. Com o caminho certo, os pais participam de uma educação interativa e agradável com seus filhos, que aprendem até mais rápido que o normal”. (Bruna Cardoso, professora Ler o Mundo).

E aí: vamos ler o mundo?

Autor: brunapacardoso

Pedagoga formada pela USP, psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz. Autora do livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” - aprovado pelo PNBE do professor 2013. Trabalhou durante 12 anos em escola como professora e coordenadora pedagógica e hoje está à frente do Ler o Mundo, plataforma com curso para mães, pais e educadores.

Um comentário em “A mediação de conflitos e a construção da autonomia infantil”

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!Cancelar resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile
%%footer%%