Alfabetize

Monte seu planejamento

com atividades motivantes

e sem be-be-bi-bo-bu

Professora alfabetizadora!

Você tem dificuldade para montar seu planejamento?

Você muitas vezes se sente perdida, acaba apenas aplicando atividades de apostilas (ou retiradas da internet) e sente que elas são fracas? Sente que as crianças só “cumprem tarefa”?

Provavelmente você tem a sensação de que a aprendizagem das crianças vem de algum outro lugar, mas não sabe determinar ao certo. Tem gente que diz que alguns “dão o click” rápido, outros demoram mais. Bom, no fim das contas, a gente sabe que muitas crianças da turma não se sentem motivadas com a possibilidade de ler e escrever, por conta da chatice das atividades propostas.

Se isso acontece com você, bem-vinda ao clube!

Agora vamos pensar juntas: por que será que isso acontece?

Tenho três conclusões básicas, que elenquei com base nas minhas próprias frustrações como professora alfabetizadora e nos meus estudos teóricos sobre o assunto:

1- Você precisa criar consistência para a sua prática. Para isso, precisa entender de onde vêm as ideias que estão por trás de cada atividade. Qualquer atividade precisa ser planejada, o que não acontece quando a gente simplesmente copia ou aplica algo que já vem pronto sem reflexão.

2- O planejamento é algo complexo, que envolve diferentes camadas. É como se a gente estivesse olhando a Terra pelo Google Maps e fosse se aproximando. Cada aproximação envolve um tipo de planejamento diferente. Todos são importantes e a atividade em si (e a intervenção que será feita) são a última etapa. A gente normalmente faz o contrário e começa pelo fim, daí vem a sensação de vazio. Isso acontece porque ficou faltando coisa mesmo.

3- Uma mesma atividade pode ser usada de inúmeras maneiras diferentes. Boas e ruins. O que vai definir isso é o quanto que você sabe sobre as crianças e as intervenções que você vai fazer.

Ou seja, não existe mágica e nem método pronto. Existe professora que estuda, professora reflexiva, professora que pensa em cada aluno, professora que quer alfabetizar seus alunos para o mundo de hoje e não do século passado (ou retrasado). O mundo mudou muito e a educação precisa mudar junto. Ler e escrever hoje em dia envolvem capacidades complexas, de alto nível, que precisam ser consideradas e desenvolvidas dentro do processo de alfabetização.

O que se fazia antes não serve mais. Você até pode ter sido alfabetizada com uma cartilha, mas para a criança de hoje isso não é suficiente. Se você acha que é… bom, aí você não está entendendo as mudanças que estão acontecendo no mundo. É fato: as crianças merecem bem mais do que o que é oferecido em uma cartilha.

No Alfabetize para o mundo de hoje eu vou te ensinar a ser uma professora alfabetizadora que entende sobre planejamento, que atende as demandas atuais da área de educação, das crianças e, consequentemente, do mundo!

Vou te trazer teorias importantes, mas em uma linguagem democrática, ou seja, todo mundo vai entender. Vou articular a teoria com a prática, claro, mas sem métodos ultrapassados. Ao final do curso, você vai ser capaz de construir um planejamento consistente, que vai facilitar a sua vida e, ao mesmo tempo, se transformar em uma professora atualizada, segura e feliz com o próprio trabalho.

Olá, sou Bruna Cardoso
Olá, sou Bruna Cardoso

Trabalhei durante 12 anos em escola como professora alfabetizadora e como coordenadora pedagógica do 1º ano do Fundamental.
Sou apaixonada por educação, por alfabetização e formação de leitores. Escrevi o livro “Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil” – aprovado no PNBE do professor 2013. 
Sou cofundadora do Ler o Mundo, hoje em dia trabalho com educação digital, com formação de professores e com assessorias em escolas.

O segredo do curso Alfabetize:

Consistência teórica
(você preenchida pelo conhecimento)

Um olhar diferenciado para o planejamento
(você determina o que vai acontecer na sua sala de aula)

Uma professora empoderada
(você é tudo!)

O que você vai aprender no Alfabetize:

Módulo 1 – Conceitos teóricos – 7 aulas (2h30 no total)
Módulo 2 – A psicogênese da língua escrita – 3 aulas (1h30 no total)
Módulo 3 – O planejamento – 4 aulas (1 hora)
Módulo 4 – Produção de texto – 4 aulas ( 1 hora)
Módulo 5 – Leitura – 5 aulas (2h30 no total)
  • NA AULA INTRODUTÓRIA GRATUITA EU EXPLICO DETALHADAMENTE O CONTEÚDO DE CADA MÓDULO. AS AULAS POSSUEM LEITURAS DE APROFUNDAMENTO E MATERIAL DE APOIO.

SOBRE A MULTIPLATAFORMA LER O MUNDO:


ASSISTA PELO APP OU PELO SITE

BAIXE OS PDFS COM TRANQUILIDADE

ESCUTE A AULA (OPÇÃO SÓ ÁUDIO)

AcessE por 1 ano a partir dA DATA DE INSCRIÇÃO

BAIXE SEU CERTIFICADO DE 18 HORAS FACILMENTE NO APP!

E ainda vou te dar bônus especiais:

01


Gêneros do discurso – com Arnaldo Camargo

Arnaldo é Professor Dr. em linguística aplicada. Nesta aula ele irá aprofundar o conceito de gêneros do discurso trazido no Módulo 1

02


Jogos educativos – com Bruna Cardoso

Nesta aula trarei jogos de raciocínio importantes na faixa etária de alfabetização, com embasamento psicopedagógico. (EM BREVE)


E quanto você vai investir para se tornar uma professora alfabetizadora do século 21?

Muito menos do que todo o tempo que você vem perdendo consumindo conteúdos pouco úteis e copiando atividades mal feitas na internet.

Aproveite agora e adquira o curso de 548,00 por apenas:


10 X R$ 27,40

ou à vista R$ 274
Por tempo limitado

* VOCÊ SERÁ DIRECIONADA PARA A PÁGINA DE COMPRA.

Experimente agora!

O RISCO é TODO MEU, em até 7 DIAS depois do pagamento, você pode cancelar por qualquer motivo e devolvemos o valor pago.

F.A.Q. – PERGUNTAS FREQUENTES

Qual método de alfabetização é ensinado no curso?

Não ensinamos nenhum método. Trazemos uma abordagem teórica consistente, que fala sobre concepção de educação. A partir disso, articulamos a teoria com a prática, pensando no planejamento. Oferecemos modelos de planejamento e planilhas de apoio, mas não oferecemos atividades prontas, a ideia é te deixar capaz de criar suas próprias atividades com propriedade e autonomia, proporcionando aos alunos uma alfabetização alinhada ao que se espera da educação no mundo de hoje. Ou seja, fazendo com que as crianças pensem, levantem hipóteses, confrontem suas próprias hipóteses, conceitualizem e reconceitualizem, pesquisem, troquem com os colegas e aprendam também por meio da interação.

As aulas são ao vivo?

Não, as aulas são todas gravadas. Você pode colocar seus comentários em todas as aulas e responderei assim que possível.

Qual é o material oferecido no curso?

Além das aulas gravadas ofereço muitos textos teóricos e sugestões de vídeos para aprofundamento, além de PDFs com as atividades e planilhas usadas como exemplo em algumas aulas.

O conteúdo oferecido possui evidências científicas?

Com certeza. Trazemos uma base teórica consistente, muitos textos e referências bibliográficas. Ressaltamos que a ciência possui diferentes perspectivas, que se refletem em abordagens (ou métodos). A concepção de ensino em que nos baseamos é a (sócio) construtivista e a concepção de linguagem adotada é a teoria enunciativo-discursiva. Isso é muito bem explicado ao longo do curso. Além disso, o conteúdo do curso é totalmente alinhado às habilidades de desenvolvimento de Língua Portuguesa propostas na BNCC.

Este produto não garante a obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho de uma estratégia não deve ser interpretada como uma garantia de resultados.

Copyright 2022 – Plataforma Ler o Mundo – Ler o Mundo Cursos e Assessoria Pedagógica LTDA

Direitos reservados