Paula Strano

Pedagoga pela USP, especialista em formação de escritores e em alfabetização pelo ISE Vera Cruz, curso sob coordenação da Pra. Dra. Telma Weiz.

Trabalhou por 10 anos em escolas, como professora da Educação Infantil e turmas iniciais do ensino fundamental.

É cofundadora do Ler o Mundo. Também é escritora de literatura infantil e lançou recentemente seu livro Três Navios.

Paulistana

Pode ser mais paulistana uma pessoa que nasce na Avenida Paulista? Pois foi no meio dessa confusão que eu nasci, numa família tão típica quanto única de imigrantes portugueses, italianos, espanhóis e estonianos. Imigrantes de culturas e costumes bem diferentes uns dos outros, mas que, de maneira geral, deixaram para seus descendentes o gosto pela leitura e o apego ao estudo.

Escritora

Mas acontece que o tempo foi passando e eu também comecei a descobrir um mundo nas palavras. Não o dos escritores – brasileiros, espanhóis, franceses, russos… – porque esse eu já conhecia há muito tempo. Mas o meu próprio mundo. Incentivada por uma coordenadora, comecei a escrever. E a escrita cresceu, ganhou espaço. Espaço suficiente para ganhar estudo. Fiz outra especialização, de Formação de Escritores. Escrevia materiais para editoras e comecei a trabalhar com formação de professores, porque fiquei com vontade de dividir com eles a delícia que é ler nas palavras seu próprio mundo. Então veio outra vontade e um grande desafio: a literatura. Depois de um delicado percurso de criação e recriação, nasceu meu primeiro livro infantil: Três Navios. A escola? Da sala de aula eu acabei me separando, mas do mundo da educação eu não consegui me separar, porque foi um caso de amor – desde o princípio.”

Sempre professora

Quando estava no colégio, decidi ser professora. Gostava de estudar, do ambiente escolar, das crianças. Para mim, não havia outra opção. Fiz o curso de habilitação ao magistério, a faculdade de pedagogia e comecei a trabalhar como estagiária na Educação Infantil. Depois que me formei, virei professora do 1 ͦ ano e foi aí que descobri como gosto de alfabetização. Gosto tanto que fui estudar mais, me especializei no assunto. E continuei trabalhando, vendo crianças e mais crianças descobrindo o mundo traduzido em palavras.

Publicações:

  • Três Navios, livro infantil publicado pela Leitura e Arte editora.
  • Artigo “Investigando contextos de formação do leitor”, publicado na revista Avisalá, em agosto de 2012.

Experiência profissional

Ler o Mundo

Sócia co-fundadora
(2017 – até o momento)
Ler o Mundo é um projeto educacional com foco em formação de leitores para educadores, mães e pais. No ambiente digital, possui uma plataforma de cursos e oferece, também, encontros presenciais de formação, principalmente para professores. Trata-se de uma proposta diferenciada, conectada com os desafios atuais da educação.

Professora particular
(2010 – até o momento)
Acompanhamento escolar de crianças em fase de alfabetização e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Escola Móbile

Professora
(2005 – 2010)
Professora alfabetizadora do 1º ano do Ensino Fundamental.