2 livros para celebrar o dia internacional da mulher

livros dia internacional da mulher

Livros que podem nos ajudar a refletir no dia internacional da mulher

Mulheres sempre mudaram o mundo, só que isso foi abafado historicamente, por conta do olhar direcionado pelo patriarcado – afinal, quem conta uma história conta sob o seu ponto de vista

Entretanto, a história precisa começar a ser contada de uma outra maneira, para mostrar para as meninas e meninos de hoje que a força das mulheres sempre existiu, mas foi retirada da narrativa histórica.

Foi retirada juntamente com a confiança, que está sendo resgatada, por exemplo, por meio dos novos livros, como Histórias de ninar para garotas rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias:

A maioria das mulheres extraordinárias retratadas neste livro nunca experimentou esse tipo de convicção. Independente da importância das suas descobertas, da audácia das suas aventuras e da extensão da sua genialidade, elas foram constantemente menosprezadas, esquecidas e, em alguns casos, excluídas da história.

Além do desvio de narrativa, não podemos negar que as mulheres tinham menos oportunidades. No livro As cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo, temos um relato disso:

Desde que a humanidade começou a se fazer perguntas sobre o nosso mundo, homens e mulheres têm olhado para as estrelas, embaixo de pedras e ao microscópio para encontrar respostas. Embora ambos tenham a mesma sede de conhecimento, as mulheres nem sempre tiveram a mesma oportunidade para explorar as respostas. No passado, as restrições ao acesso das mulheres à educação não eram incomuns. As mulheres, frequentemente, não tinham permissão para publicar artigos científicos.

Já tivemos muitos avanços, mas, no dia internacional da mulher, fica, ainda, a importância:

  • das mobilizações para as conquistas de direitos;
  • das reflexões sobre as violências físicas e morais sofridas por muitas;
  • das reflexões sobre a falta de equidade de gênero no mercado de trabalho, entre outras questões.

Estes dois livros incríveis trazem biografias de grandes mulheres que fizeram história e ciência.

  • Histórias de ninar para garotas rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias, de Elena Favilli e Francesca Cavallo, editado pela V&R
  • As cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo, escrito e ilustrado por Rachel Ignotofsky, editado pela Blucher

Na tag #lommeninaspoderosas você vai encontrar mais livros que podem nos ajudar nessa caminhada.

Na Plataforma Ler o Mundo temos histórias gratuitas em áudio e texto.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!