Doze lendas brasileiras, de Clarice Lispector

Resenha para crianças

Resultado de imagem para como nasceram as estrelas clarice lispector

Vamos conhecer um livro de lendas brasileiras?

Sabe o que são lendas? “As lendas são uma potência. Elas procuram nos transmitir alguma coisa importante que se passa na zona penumbrosa e criativa popular. E o que não existe passa a existir por força mesmo de seu encantatório enredo.” Este é um livro de uma autora incrível, que traz uma lenda para cada mês do ano.

Mais sobre a leitura

O livro de hoje é especial. Foi um presente que a Helena, que faz aniversário na terça, ganhou da Paulinha quando completou 5 anos. E este livro tem várias histórias lindas. As histórias dele mesmo e as que ele proporcionou na vida da Lelê.

Começo por uma de vida. Helena, com 5 anos, estava pesquisando na escola a origem das estrelas. Qual é a primeira fonte onde buscamos informação sobre isso? Internet? Helena recebeu este presente na semana em que estava fazendo tal pesquisa. E a primeira história de “Doze lendas brasileiras – como nascem as estrelas”, de Clarice Lispector, dá nome ao livro. Ela levou esta resposta para a escola e as professoras, com toda a sensibilidade e como educadoras que percebem o mundo e o pensamento humano de uma maneira ampla e profunda, validaram a sua pesquisa.


O livro é incrível (ilustrações lindas de Suryara) e foi escrito em dezembro de 1976, como um presente para 1977 (ano em que eu nasci!), cada mês uma lenda, com todo o simbolismo, enfim, Clarice ❣️

São lendas do nosso Brasil, folclóricas e muitas indígenas. E, na semana em que se comemora o dia do índio, aqui vai a primeira reflexão: no Brasil existem muitas nações indígenas, cada uma com suas características, cultura e riqueza própria. Nosso estado brasileiro é composto por todas estas nações. Somos, juntos, parte deste todo. Nosso folclore é feito da mistura linda de tudo isso.


Como mostrar para as crianças toda esta riqueza? Bem, a boa literatura tem muito a contribuir, sem estereótipos e com muito respeito e admiração. O livro de hoje é um exemplo disso. Já trouxemos vários livros legais (#lompovosindígenas) e nesta semana traremos mais. Para podermos pensar na grandeza que representa a cultura indígena para todos nós. 

Doze lendas brasileiras – Como nasceram as estrelas, de Clarice Lispector, ilustrado por Suryara, Editora Rocco

Clique na imagem abaixo para comprar o livro:

Na Plataforma Ler o Mundo temos várias histórias gratuitas em áudio e texto.

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!