Uma tarde na Amazônia, de Mary Pope Osborne

Resultado de imagem para uma tarde na amazonia

Resenha para crianças

Vamos conhecer o livro Uma tarde na Amazônia?

Este livro faz parte da coleção A casa da árvore, que é uma série de histórias vividas por João e Aninha – crianças que encontram uma casa cheia de livros e descobrem que podem visitar qualquer lugar dos cenários das histórias lidas. Neste aqui, eles continuam sua missão de tentar ajudar a bibliotecária Morgana (dona da casa mágica) e vivem uma incrível aventura na Amazônia.

Mais sobre a leitura

Dia 304 #lomdesafioliterario (Por Bruna)
Hoje vou falar um pouco sobre leitura independente. Helena tem 8 anos, lê bem, mas continuamos compartilhando as leituras. Quis falar isso primeiro, pois muita gente acaba achando que quando a criança começa a conseguir ler sozinha os momentos de leitura em família podem acabar e o que eu quero mostrar aqui é exatamente o contrário!

Ler sozinho, ler com independência é muito importante e nesta fase, vejo que as crianças “devoram” certos tipos de livro que têm mesmo esta finalidade: são livros em capítulos, geralmente pertencem a uma série, com temas e enredos com os quais as crianças desta faixa etária se identificam muito, como aventuras ou diários. Mas estes livros prendem a atenção não só por isso. São diagramados de uma maneira que faz as páginas correrem rapidamente e possuem textos com estrutura mais simples e canônica, com aqueles diálogos bem marcados. E deixo claro que estes livros são super importantes para a formação de um leitor, pois a sensação de grudar no livro e de terminar querendo mais não tem preço!

Foi o que aconteceu com Helena no livro de hoje, que ela começou anteontem. “Uma tarde na Amazônia”, de Mary Pope Osborne, pertence à serie: A casa da árvore mágica, sucesso mundial com mais de 50 milhões de livros vendidos e isso não acontece a toa!

Por aqui Helena segue alternando leituras silenciosas e independentes com nossas leituras compartilhadas. Assim ela experimenta, respectivamente, o prazer dos momentos individuais (junto com o exercício da autonomia) e a afetividade das trocas e desafios que são trazidos nas mediações proporcionadas pela leitura compartilhada.

*Uma tarde na Amazônia, de Mary Pope Osborne, Editora Farol Literário

Clique na imagem abaixo para comprar o livro:

 

 

O que você achou do conteúdo? Comete aqui!